Atualmente encontrar o primeiro emprego tem-se transformado em um grande desafio para Advogados recém-formados em Direito que buscam uma primeira experiência profissional que não seja um estágio. As vagas existentes, em geral, ficam aquém das expectativas de quem investiu em cinco anos de estudos, fora a prova da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e cursos adjacentes, como idiomas e informática.
Diante desse cenário pouco animador, a Advocacia Digital ouviu a gerente de recrutamento da Robert Half, Maria Eduarda Silveira, para saber o que um Advogado recém-formado deve fazer para conquistar uma oportunidade de emprego e trabalhar com Direito no Brasil.
Dicas para conquistar o primeiro emprego na área do Direito
Como está o mercado de trabalho na área do Direito no Brasil?
Este mercado está sempre movimentado. É uma área que permite ao profissional de Direito atuar nos momentos em que a economia está aquecida e em momentos menos favoráveis, pois o mercado sempre precisa de Advogado em alguma ponta. A diversidade de especializações também contribui para um leque grande de possibilidades.
Qual é o perfil de profissional mais procurado atualmente pelas empresas?
O profissional proativo, que está sempre em busca de aprimoramento e desenvolvimento é muito desejado pelas empresas. Hoje em dia, os empregadores buscam profissionais versáteis e que agreguem não apenas com conhecimento técnico, mas também em engajamento cultural e visão inovadora.
No caso de um primeiro emprego, o que fazer quando a vaga de estágio pede experiência?
As empresas estão cada vez mais dinâmicas e experiência é sempre muito bem-vinda. Por se tratar se um estágio, no caso de o candidato não ter experiência profissional, a dica é fazer cursos e se engajar em projetos acadêmicos que permitam um aprendizado prévio daquela matéria, por exemplo.
Participação em empresas juniores, muito comuns em universidades, também pode contribuir positivamente, uma vez que elas trazem aspectos corporativos para os estudantes e os estimulam a pensar como “executivos”. Esse tipo de atitude pode ajudar a aumentar as chances de conseguir aquele trabalho tão desejado.
Quais são os pré-requisitos mais recorrentes nestas vagas?
Boa formação, Inglês fluente, engajamento acadêmico ou atuação em empresa júnior/entidades.
Trabalho voluntário vale à pena para quem quer começar por algum lugar?
Sim, experiência sempre conta e o trabalho voluntário pode contribuir muito para a formação do profissional e para adquirir experiência.
E você, Advogado, como vê o mercado de trabalho para a área na qual atua? Compartilhe suas experiências conosco e ajude colegas de profissão a entenderem este cenário.
Você pode gostar de: Arbitragem: Advocacia: dos fóruns ao Certificado Digital
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!