Para os bacharéis em Direito que acabam de se formar e cuja intenção é advogar, os caminhos mais comuns para seguir são: atuar por conta própria ou procurar emprego em um escritório já consolidado. Ambas as opções podem ser interessantes para quem acaba de se tornar um Advogado, e é sempre importante que o profissional tenha consciência de qual é seu perfil e seu momento.
Advogar em uma banca já reconhecida pelo mercado tem uma série de vantagens, mas também muitos desafios. Além disso, pode ser uma boa opção até mesmo para aqueles que desejam empreender em algum momento. Confira alguns pontos que devem ser considerados:
O início de qualquer negócio não é fácil. É preciso investir em uma infraestrutura básica para poder atender bem os clientes e divulgar seu trabalho. Ao optar por atuar em um escritório já consolidado, o Advogado terá toda a infraestrutura necessária ao seu dispor para realizar bem suas rotinas, desde computador até área administrativa, biblioteca, entre outros.
Inclusive para os que desejam ter um escritório no futuro, pode ser uma excelente oportunidade de observar tudo o que uma banca precisa para funcionar bem e planejar o que o seu escritório precisaria para oferecer um serviço de qualidade aos clientes.
Em um escritório maior, o profissional lida diariamente com Advogados de todos os níveis: do estagiário ao sócio de maior senioridade. Essa troca, além do fato de manter contato com o dia a dia de diversas práticas do Direito, é fundamental para ampliar conhecimento.
Além disso, bancas já estruturadas possuem como clientes, de maneira geral, grandes empresas e de segmentos diversos. Sendo assim, esses Advogados lidam com casos dos mais variados graus de complexidade, tornando essa experiência extremamente importante para formar uma bagagem de conhecimento para sua carreira.
A faculdade oferece uma base teórica preciosa, mas é apenas na prática que o profissional pode conhecer melhor o seu perfil e suas preferências. Escritórios mais estruturados, no geral, possuem diversas práticas do Direito. Neles, o Advogado pode vivenciar como é realmente o cotidiano do exercício da atividade em cada uma das áreas que a profissão engloba, e a partir daí, definir o que mais gosta de fazer.
Além de pensar na área de atuação, é importante lembrar que nem todas as pessoas têm perfil empreendedor. Assim, alguns profissionais vão absorver a experiência de um grande escritório com objetivo de montar o seu próprio empreendimento, enquanto outros podem preferir pleitear promoções de cargo e permanecer na banca. As duas possibilidades são muito interessantes e a prática certamente ajudará a decidir qual delas combina mais com você.
Vale lembrar que grandes escritórios são ambientes corporativos e, como todos eles, possui desafios cotidianos. Entre esses desafios, podemos destacar:
De acordo com sua cultura organizacional, cada banca terá em suas práticas esses critérios mais ou menos acentuados. Em algumas, por exemplo, as decisões podem ser muito centralizadas entre os sócios, atrasando um pouco o andamento dos trabalhos; em outras você poderá ter que preencher formulários para tarefas simples como pedir um motoboy; ou, até mesmo, o ambiente pode ser tão competitivo a ponto de não haver muita cooperação entre pares. No entanto, todos estes desafios também acabam sendo importantes na formação do profissional e na definição dos seus objetivos.
Começar em uma banca de maior porte pode ser uma decisão muito importante para se tomar no início de carreira. Neste caso, uma boa dica é procurar uma vaga de estágio durante a faculdade. No geral, os escritórios oferecem diversas oportunidades para estagiários – inclusive muitos participam de feiras de estágios nas principais faculdades – e sempre há grandes chances de efetivação caso o profissional obtenha um bom desempenho.
Para os já formados, a sugestão é definir os escritórios de interesse e acessar o website dos mesmos, já que muitos possuem áreas específicas para envio de currículos. Outro meio de acesso muito utilizado atualmente é o LinkedIn, uma vez que muitas bancas divulgam vagas de trabalho em suas “Company Pages”.
E lembre-se: seja qual for a opção escolhida – advogar por conta ou em um escritório já estabelecido no mercado – estudar e se atualizar sempre é a chave para o sucesso.
Você pode gostar de: Sistema de Peticionamento Eletrônico e-Pet é descontinuado
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…