Desmatamento pode diminuir com o uso do Certificado Digital

Os principais propagadores de projetos e tecnologias que contribuem com o meio ambiente são conhecidos como ambientalistas. Podemos considerar que existem dois tipos:

O que é profissionalmente dedicado para esse objetivo ou os simpatizantes da causa que atuam como voluntário em ONG´s e projetos sociais. Em ambos, muitos escolhem essa direção da sustentabilidade inspirados pelo convívio pessoal que tiveram com a natureza.

Essa inspiração de convivência com a natureza, em alguns casos, não obtém uma visão ponderada do papel da tecnologia, percebendo-a apenas como uma vilã que acelera a exploração dos recursos naturais.

Porém, a realidade, é que a tecnologia pode ser, atualmente, uma grande contribuidora da sustentatibilidade. Seu valor e uso equilibrado, já é reconhecido por aqueles que amam a natureza e um dos grandes impulsionadores disso são os novos Engenheiros Ambientais que vêm chegando ao mercado de trabalho, desde o aumento do número de cursos na última década.

O uso de tecnologias para desmaterialização de processos (transformar o que é físico em digital) é uma das opções para minimizar, por exemplo, um problema bastante emergencial para todos: a crise de água. Isso acontece pela relação conhecida dessa crise com o desmatamento, que pode ser minimizado pela redução do uso de papel que essas tecnologias propõem.

Um dos exemplos dessas tecnologias de desmaterialização de processos, é a assinatura digital com o Certificado Digital Certisign, que possibilita que documentos digitais possam ter validade jurídica, eliminando a necessidade do papel em muitos casos.

O desmatamento é uma das principais ações que modificam as condições climáticas do País e as chuvas, uma vez que a diminuição de árvores prejudica a umidade do ar. Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento no último ano foi de 5.891 km², que corresponde a uma área de 500 mil campos de futebol.

É muito simples: o documento é criado no computador, o signatário se loga com o Certificado Digital em uma plataforma para assinaturas, como Portal de Assinaturas Certisign, submete o documento e assina-o. Pronto. O documento já pode ser enviado à outra parte interessada. Sem impressão, sem autenticação adicional e com validade jurídica.

Se você tem um compromisso profissional com a sustentabilidade ou mesmo escolheu-a com ou uma das suas causas ou deveres como cidadão veja nosso vídeo abaixo e faça como mais de 7 milhões, impulsionando essa tecnologia em seu setor.

Fontes: InfoAmazonia e Site de Curiosidades com informações Certisign

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022