De acordo com uma decisão recente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), despachantes e auxiliares devem usar o Certificado Digital e-CPF para acessar o Sistema de Gerenciamento dos Serviços de Cadastro de Registro de Veículo de São Paulo (e-CRVsp).
A mudança já foi implementada e está em vigor desde o último mês de setembro, no dia 05. Portanto, para continuar acessando serviços e informações por meio do e-CRVsp, já é obrigatório o uso do e-CPF. A seguir, você vai descobrir o motivo por trás dessa alteração e como você pode usar o seu Certificado Digital no e-CRVsp.
Por que usar o Certificado Digital para acessar o e-CRVsp?
Segundo o Detran-SP, a razão da nova exigência é garantir maior segurança às operações realizadas pelo e-CRVsp. O Certificado Digital de pessoa física, ou e-CPF, corresponde a uma identidade virtual que identifica o titular. Isso elimina a possibilidade de erros e fraudes e ainda deixa registrado no e-CRVsp quem acessou os serviços e informações.
Serviços disponíveis
Alguns dos serviços que podem ser feitos de forma eletrônica pelo e-CRVsp são:
- Licenciamento;
- Emplacamento;
- Transferência de propriedade, de município ou Estado;
- Alteração de dados cadastrais do dono do automóvel;
- Primeiro emplacamento;
- Consulta de dados de automóveis de outras localidades.
Agora, você só pode realizar essas e outras operações caso tenha um Certificado Digital e-CPF.
Como acessar o e-CRVsp com o e-CPF?
Para acessar o e-CRVsp, primeiramente você deve ter um Certificado Digital válido. Nisso, a Certisign pode te ajudar. Existem várias opções de e-CPF para você escolher (instalado no computador, cartão, token, dispositivo móvel, nuvem etc) e você pode também decidir se quer um Certificado com validade de 12 ou 36 meses.
Após adquirir o seu e-CPF
1. Instale o driver do leitor do cartão e-CPF no dispositivo que usará para acessar o e-CRVsp;
2. Instale também o SDK-Desktop IMESP de acordo com este passo a passo.
Importante: cada e-CPF tem direito a 20 logins diários no sistema e-CRVsp. Caso tente fazer mais do que isso, o sistema bloqueará o e-CPF e no dia seguinte será feita uma liberação automática.
Certificado Digital e-CPF tem outros benefícios
Além do acesso ao e-CRVsp, o e-CPF tem oferece vários outros benefícios, dentre eles a possibilidade de assinar documentos eletronicamente com validade jurídica, acessar serviços exclusivos no site da Receita Federal do Brasil (RFB), obter a CNH Digital, enviar a Declaração de Imposto de Renda com mais facilidade.
Se interessou? Então se cadastre agora mesmo no formulário abaixo e tenha a sua própria Identidade Digital da Pessoa Física.
Você pode gostar:Nota Fiscal poderá ser emitida com Certificado Digital e-CPF
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!