Categorias: Humor Contábil

Devo, não nego, pago quando puder

Para evitar o famoso calote, comum em tempos de crise, antes de tudo, é necessário conhecer os motivos que o ocasionam. Para controlá-lo é fundamental o uso de técnicas preventivas.

Primeiramente, é preciso enaltecer que a inadimplência só acontece quando um pagamento não é efetuado. Ela é fruto de preocupação para economistas, comerciantes e sociedade em geral, já que o não recebimento por um determinado serviço ou produto pode colocar o empresário em dificuldade financeira e prejudicar fornecedores e funcionários, refletindo no desemprego, inclusive.

Não existe mágica para evitar a inadimplência, e o primeiro passo é analisar a carteira de clientes com calma: existem os dois lados da moeda – aqueles que querem e não podem pagar e os que podem, mas não querem pagar. Esses dois perfis merecem tratamento distinto e é fundamental traçar estratégias para receber a dívida sem perder o cliente.

Certas perguntas como “é a primeira vez que o cliente fica devendo?”; “a data de vencimento é adequada ao fluxo de caixa daquele cliente?” e “meu cliente está inadimplente com outros credores” devem ser feitas. Tendo clareza desses pontos, fica mais fácil desenvolver um bom relacionamento tanto com os clientes bons quanto com os maus pagadores. De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, para não ter problemas com o orçamento financeiro toda empresa deve saber para onde vai cada centavo do dinheiro e estabelecer prioridades. “Programando-se é possível ter mais realizações”.

Para negociar atrasos é fundamental não usar cunho ameaçador. Outra técnica é trabalhar com dados. Neste sentido, tornou-se comum ver em locais hotéis a expressão: “X litros de água são utilizados para que essas toalhas sejam limpas”. A tentativa é fazer com que os hóspedes reutilizem racionalmente cada toalha.

Seja sutil ao cobrar. Em nenhum momento, o inadimplente pode ser constrangido por estar devendo, conforme determina o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Todo cuidado é pouco na hora de cobrar e, o mais importante, é manter o cliente.

Se você tem um Certificado Digital Certisign, use agora o Clube de Vantagens Certisign e aproveite os descontos exclusivos nas maiores lojas virtuais do país. Agora, se você precisa renovar seu Certificado para a RAIS. Renove aqui e garanta 10% de desconto. Uma exclusividade Certisign.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022