A internet integrou-se ao nosso cotidiano de tal maneira que, pensar na existência sem ela, tornou-se muito complicado para as gerações mais novas. Afinal, para os jovens parece um filme de terror imaginar uma época sem redes sociais, fotos instantâneas e, principalmente, acesso à informação com tanta facilidade. E para um Contador é bem difícil imaginar um mundo sem um Certificado Digital para agilizar a entrega de obrigações acessórias.
Dia Mundial da Segurança da Internet
Em razão da vertiginosa evolução tecnológica, a Rede Insafe na Europa, instituiu o dia 11 de fevereiro como o Dia Mundial da Segurança da Internet. A iniciativa tem por objetivo conscientizar a população sobre o uso seguro, ético e responsável das novas tecnologias. Devido à importância do tema para toda a sociedade, ações comemorativas à data acontecem entre os meses de janeiro e fevereiro de cada ano, podendo ser on e off-line, em diversas situações.
Contador, os dados dos seus clientes estão seguros?
Esta é uma grande questão. No contexto empresarial, pelas transformações tecnológicas dos últimos anos, hoje raramente os dados de clientes são guardados em pastas dentro de enormes armários. Pelo contrário, os arquivos físicos deram lugar aos computadores, onde são encontrados todos os documentos da forma mais ágil e simples.
Certificado Digital contribui com a proteção dos dados
O Certificado Digital, identidade eletrônica de pessoas físicas e jurídicas, é a tecnologia que permite a autenticação e assinatura de documentos e processos no meio virtual com validade jurídica, agilidade e segurança. Além de ser protegido por uma senha pessoal e intransferível, o Certificado conta com a tecnologia da criptografia para garantir que os dados nele contidos sejam protegidos.
Veja algumas das atividades que podem ser garantidas ou facilitadas com o uso do Certificado Digital:
• Assinatura de documentos de qualquer espécie pela internet com celeridade e validade jurídica;
• Relacionamento com o fisco e com a Receita Federal;
• Participação em leilões das RFB;
• Assinatura de Notas Fiscais Eletrônicas, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário.
Quem pode ter um Certificado Digital?
O Certificado Digital é recomendado para todas as pessoas que desejam assinar documentos e/ou realizar processos on-line com praticidade e validade jurídica. Porém, para algumas empresas ele não é uma opção, mas sim uma exigência. Empresas que emitem Nota Fiscal Eletrônica, assim como para todas as inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a utilizar o Certificado Digital.
Vale ressaltar que as empresas cadastradas no Simples Nacional com mais de 3 funcionários passaram a usar a Certificação Digital (e-CNPJ) como nova aliada para informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.
Quais são os tipos de Certificado?
Os principais são:
1. e-CNPJ: Funciona como um CNPJ virtual e sé utilizado na emissão de Nota Fiscal Eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias.
2. e-CPF: Assim como a anterior, é a versão o documento virtual de pessoa física e é utilizado para assinar documentos de qualquer espécie com validade jurídica, acessar o e-CAC, participar de leilões da Receita Federal, etc.
3. NF-e: Destinado à assinatura de notas fiscais eletrônicas , o NF-e pode ser emitido atrelado a um CNPJ da empresa, mas em nome do funcionário responsável pela emissão das notas.
Aproveite o Dia Mundial da Segurança da Internet para comprar, renovar ou indicar o Certificado Digital Certisign. Você ou o seu cliente podem comprar aqui ou indicar esses produtos no Clube do Contador Certisign.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!