Desde 1857, o dia 8 de março é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional da Mulher. A data teve origem em uma grande tragédia (veja o tópico história), mas serve para lembrar o quanto o chamado “sexo frágil” já avançou nas últimas décadas. O direito ao voto, à liberdade sexual e a abertura de espaços no mercado de trabalho são algumas das conquistas obtidas nos últimos séculos, desde a queima de sutiãs em praças públicas.
Na Contabilidade, a mulher também vem ganhando espaço, o que não foi fácil, uma vez que na profissão historicamente predominou o sexo masculino. Mas elas não se intimidaram e foram à luta em busca de suas vitórias. Atualmente, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as Contabilistas representam 41% do total de profissionais ativos em todo o País, o que representa 207 mil Contadoras registradas.
Apesar dos avanços obtidos pelas mulheres na Classe Contábil e em outras áreas, o caminho a ser percorrido é bastante longo: os salários são desiguais, os casos de violência doméstica permanecem crescendo, e o machismo não deixou de existir, mesmo que seja enorme o número de mulheres que chefiam suas famílias.
Na última cerimônia do Oscar, a vencedora do prêmio de melhor atriz coadjuvante, Patrícia Arquette, reivindicou igualdade salarial para as atrizes, que ainda têm cachês bem inferiores aos dos atores. Até mesmo a presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou, no mês de fevereiro, que a igualdade de gênero no mercado de trabalho ajudaria no desenvolvimento da economia mundial.
História
No dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma grande greve, ocupando o local para reivindicar melhores condições de trabalho. Para reprimir a manifestação, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem àquelas que deram suas vidas pela causa da igualdade feminina. Posteriormente, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Relacionada
Mulher contabilista: ascensão histórica
Pesquisa revela: Contador é uma profissão em alta
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…