Quinta-feira, dia 20 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial da Justiça Social. A data foi deliberada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2007, por meio da Resolução nº 62/10, e tem por propósito estimular a reflexão sobre a importância e a necessidade de existir justiça em todos os países do mundo. Nesse contexto, qual é o papel do Contador perante a justiça social?
O termo “justiça social”, o qual surgiu no século XIX, refere-se a uma análise política e moral fundamentada na conformidade de direitos e na solidariedade coletivas. Na prática, é como se a Justiça fosse uma interseção entre o pilar coletivo e econômico.
Para exemplificar: enquanto o ditado popular diz que a “justiça tradicional é cega”, há quem afirme que “a justiça social deve tirar a venda para enxergar a realidade e neutralizar as dessemelhanças que na justiça se produzem”. Segundo o filósofo John Rawls, enquanto a justiça se aplica aos iguais, a justiça distributiva é voltada aos desiguais.
Portanto, o papel do Contador é muito importante porque lida diretamente com os tributos, que são os principais responsáveis pelo levantamento de dados para a tomada de decisões de pessoas físicas, jurídicas, entidades do terceiro setor e órgãos governamentais.
É como se a sua principal razão de existir fosse deixar tudo mais claro para garantir sobrevivência e economia, um dos motes da justiça social.
E as responsabilidades do Contador não param por aí. Vivemos em um mundo de constante transformação, com mudanças na forma de pensar, de agir, de trabalhar, de manusear o dinheiro e de propagar o conhecimento.
Sempre compromissado com a verdade e a ética, com a sociedade e com todas as autoridades constituídas, o profissional da Contabilidade, atento às leis e regulamento, vivem e convivem diariamente com todos os conceitos elementares da cidadania, auxiliando para que haja a tão sonhada justiça social no Brasil e no mundo.
Por causa das transações on-line e o compartilhamento de dados na rede mundial de computadores, o trabalho do profissional da Contabilidade também mudou e hoje ele não é mais visto como um pagador de impostos. Estamos na era do Big Data, da Internet das Coisas, da Inteligência Artificial e da Indústria 4.0, na qual o Certificado Digital é uma realidade num cenário em que todos buscam por processos mais ágeis e seguros.
É por essas e outras que o profissional contábil assume singular importância frente à justiça, principalmente no Brasil, onde existe uma democracia consolidada, mas ainda tem vários problemas de ordem social – principalmente no tocante à distribuição de emprego e renda.
No Dia Mundial da Justiça Social, nossos cumprimentos aos profissionais que contribuem para que este conceito deixe de ser sonho e se torne uma realidade.
Para receber mais conteúdos como este, é só preencher o formulário abaixo.
Você pode gostar de: Conheça a atuação do Perito Contador no combate aos crimes financeiros
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…