Neste 7 de abril festejamos o Dia Mundial da Saúde com um alerta para que as pessoas se conscientizem de que o bem maior que possuímos é a vida.
A data foi instituída em 1948, pela Organização Mundial da Saúde – OMS, com o objetivo de manter as pessoas em condições saudáveis, bem como analisar e minimizar os problemas que pudessem atingir as populações dos diversos países.
Segundo a OMS ter saúde significa estar em completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doenças.
Ou seja, uma pessoa saudável é aquela que tem o corpo e a mente funcionando em consonância, exercendo seus papéis e possibilitando o máximo de entusiasmo, energia e satisfação.
Neste ano de 2020, em especial, a impressão é que não temos muito a comemorar neste 7 de abril, em razão da pandemia do Covid-19. A doença já infectou pessoas em mais de 150 países desde seu primeiro prontuário, em 31 de dezembro de 2019, em Wuhan, na China, e que vem causando isolamento social em muitos países – inclusive no Brasil – e ceifado milhares de vidas.
O Covid-19 tem levado autoridades sanitárias e governamentais de todo o planeta a estudarem vacinas e medicamentos que possam conter os seus efeitos devastadores. Em breve, acredita-se que resultados positivos serão anunciados, o que beneficiará populações em todo o mundo e evitará que um novo surto deste vírus moral venha a atacar a humanidade em dias futuros.
Ao vencer o Covid-19, apesar da lamentável perda de vidas nos países mais frontalmente atingidos, como China, Itália, Espanha, Estados Unidos, e com menos ímpeto o Brasil, a humanidade sairá mais fortalecida e consciente da importância da saúde, o bem maior de todo ser vivente.
Também não se pode desprezar a importância da saúde para o segmento econômico, o qual engloba bilhões em investimentos e gera milhares de empregos diretos e indiretos em todo o mundo, com reflexos significativos em todo o sistema.
No Brasil, por exemplo, o coronavírus provocou a adoção de inúmeras medidas nas leis trabalhistas, tributárias e regulatórias, que estão causando muitas expectativas nas empresas de todos os portes. Isto com a intenção de controlar os efeitos nefastos da paralisação da economia, por conta do isolamento social das pessoas, exigido pelas autoridades sanitárias.
E, em momentos como este, a figura do Contador desponta como primordial para auxiliar os empreendedores na condução de seus negócios e também para ajudá-los a assimilar as inúmeras mudanças anunciadas. Nesta ocasião, o Contador deverá atuar como o parceiro e consultor empresarial de seus clientes, fornecendo informações contábeis confiáveis e apontando as saídas viáveis para superar a crise.
A vida das pessoas e das empresas assume substancial importância e a atenção de todos, em especial dos profissionais da Contabilidade, que, como sempre, estarão à altura para atender a mais este desafio em suas carreiras profissionais.
Nós comemoramos a data não com grandes alegrias, mas com a firme convicção de que este surto passará e que dele só sobrarão as boas ações pessoas e profissionais de cada um.
Você pode gostar de:
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…