A leitura é parte da rotina de todo o advogado, pois é imprescindível que o profissional esteja sempre atualizado em relação às leis e a todas as suas dinâmicas para poder realizar um bom trabalho. No entanto, as leituras relevantes para o profissional vão muito além da legislação. Destacamos aqui alguns livros para advogados que podem ser muito interessantes e ricos para aqueles que estão iniciando a trajetória na profissão. Confira:
Dicas de livros para advogados no início da carreira
1. Dos delitos e das penas (Cesare Beccaria)
É um título muito relevante e geralmente indicado nos cursos de Direito, pois trata da humanização dos métodos e princípios utilizados no Direito Penal naquela época. Como a obra foi escrita em meados do século XVIII, era considerada legítima a punição severa a quem violava o pacto social, no entanto, sem um método justo de se averiguar a culpa. Assim, o livro aborda um tratamento mais digno ao ser humano.
2. A lei (Claude Frédéric Bastiat)
Escrito na França após da Revolução Francesa (1848), oferece ao advogado iniciante uma visão sobre o papel do Estado na sociedade e como a lei pode ser usada de forma ruim quando mal manipulada. Além disso, é possível entender como funcionava a elaboração de normas no Direito Privado e Tributário.
3. O advogado (Henri Robert)
Traz um belo e emocionante relato sobre a advocacia e o cotidiano da profissão. E, mesmo tendo sido escrito no final do século XIX, o livro ainda condiz muito com a realidade, sendo inspirador para quem está iniciando a carreira.
4. O sol é para todos (Harper Lee)
A história de um advogado que, indo na contramão das pressões da sociedade, decide defender um homem negro da acusação de estupro contra uma mulher branca. A obra traz uma importante reflexão sobre o racismo nos Estados Unidos, além de tratar de um tema sempre atual que é a intolerância racial. É obrigatório para advogados iniciantes, principalmente para os que têm interesse em Direito Penal.
5. Como se faz um advogado (Scott Turow)
Apresenta os principais desafios de um aluno de Direito da Universidade de Harvard. A obra é uma reflexão sobre o sistema educacional, neste caso, o norte-americano, mas que também pode ser aplicado a outros países já que aborda temas inerentes a diversas faculdades de Direito.
6. Competindo pelo futuro (Gary Hamel e C.K. Prahalad)
Um livro totalmente direcionado para administração e mundo dos negócios, o que a torna uma obra de grande utilidade para advogados. Em sua maioria, os profissionais saem da faculdade sem noções básicas de economia e administração, e precisam desta bagagem para atuar no mundo competitivo dos escritórios de advocacia.
Essas são apenas algumas dicas, mas há inúmeros livros que podem enriquecer muito o conhecimento dos profissionais do Direito. Iniciantes ou veteranos na profissão, a literatura é item fundamental para se advogar bem.
Você conhece mais livros para indicar aos seus colegas de profissão? Deixe sua sugestão nos comentários do Facebook.
Você pode gostar de: Os desafios de abrir o próprio escritório Jurídico
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!