A leitura é parte da rotina de todo o advogado, pois é imprescindível que o profissional esteja sempre atualizado em relação às leis e a todas as suas dinâmicas para poder realizar um bom trabalho. No entanto, as leituras relevantes para o profissional vão muito além da legislação. Destacamos aqui alguns livros para advogados que podem ser muito interessantes e ricos para aqueles que estão iniciando a trajetória na profissão. Confira:
É um título muito relevante e geralmente indicado nos cursos de Direito, pois trata da humanização dos métodos e princípios utilizados no Direito Penal naquela época. Como a obra foi escrita em meados do século XVIII, era considerada legítima a punição severa a quem violava o pacto social, no entanto, sem um método justo de se averiguar a culpa. Assim, o livro aborda um tratamento mais digno ao ser humano.
Escrito na França após da Revolução Francesa (1848), oferece ao advogado iniciante uma visão sobre o papel do Estado na sociedade e como a lei pode ser usada de forma ruim quando mal manipulada. Além disso, é possível entender como funcionava a elaboração de normas no Direito Privado e Tributário.
Traz um belo e emocionante relato sobre a advocacia e o cotidiano da profissão. E, mesmo tendo sido escrito no final do século XIX, o livro ainda condiz muito com a realidade, sendo inspirador para quem está iniciando a carreira.
A história de um advogado que, indo na contramão das pressões da sociedade, decide defender um homem negro da acusação de estupro contra uma mulher branca. A obra traz uma importante reflexão sobre o racismo nos Estados Unidos, além de tratar de um tema sempre atual que é a intolerância racial. É obrigatório para advogados iniciantes, principalmente para os que têm interesse em Direito Penal.
Apresenta os principais desafios de um aluno de Direito da Universidade de Harvard. A obra é uma reflexão sobre o sistema educacional, neste caso, o norte-americano, mas que também pode ser aplicado a outros países já que aborda temas inerentes a diversas faculdades de Direito.
Um livro totalmente direcionado para administração e mundo dos negócios, o que a torna uma obra de grande utilidade para advogados. Em sua maioria, os profissionais saem da faculdade sem noções básicas de economia e administração, e precisam desta bagagem para atuar no mundo competitivo dos escritórios de advocacia.
Essas são apenas algumas dicas, mas há inúmeros livros que podem enriquecer muito o conhecimento dos profissionais do Direito. Iniciantes ou veteranos na profissão, a literatura é item fundamental para se advogar bem.
Você conhece mais livros para indicar aos seus colegas de profissão? Deixe sua sugestão nos comentários do Facebook.
Você pode gostar de: Os desafios de abrir o próprio escritório Jurídico
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…