Categorias: DicasImposto de Renda

Dicas para aproveitar melhor o feriado de páscoa

O feriado de páscoa está aí e muita gente já está de malas feitas, prontos para encarar a estrada ou o aeroporto. Mas se os seus planos não incluem sair de casa durante o feriadão, por que não aproveitar a chance para colocar a vida em ordem? Melhor ainda: que tal liquidar de vez com a tarefa de declarar seu imposto de renda em vez de deixar para a última hora? Para esse pessoal que pretende ficar em casa, preparamos algumas dicas para que você resolva essa pendência de maneira organizada e eficiente, confira:

DICAS PARA APROVEITAR O FERIADO DE PÁSCOA

Organize-se

Antes de sentar na frente do computador, certifique-se de juntar todos os documentos necessários: comprovantes, mensalidades escolares, holerites de salário, recibos médicos, etc… Lembre-se também de ter em mãos o número do recibo de entrega do ano anterior.

Faça o download

Acesse o site da Receita Federal, encontre a opção correta para o seu sistema operacional e faça o download. Se você preferir, existem versões para celulares e tablets. Fique atento que, neste ano, pela primeira vez será necessário apenas um programa (anteriormente os softwares de declaração e transmissão eram separados).

Concentração

Chegou a hora de por a mão na massa. Atenção, nesse momento é fundamental evitar erros. Por isso, coloque as crianças para ver TV, coloque o cachorro para fora, desligue a música e foco total na declaração. Preste atenção principalmente nos pontos, vírgulas e centavos.

Hora da Faxina

Lembre-se: você não precisa guardar todos os comprovantes da sua vida para sempre. Os comprovantes da declaração deste ano devem ser guardados por 5 anos, ou seja, até o início 2022. Isso significa que os comprovantes, recibos e cópias da sua declaração de 2011, referentes ao ano de 2010, já podem ser jogados fora.

Revise tudo

Antes de clicar em enviar, respire fundo, dê uma boa espreguiçada e releia tudo novamente. Por mais atenção que você preste, nunca se sabe quando um erro pode ter passado. Caso tenha faltado algum documento, procure providenciá-lo assim que possível e lembre-se de que o prazo final para a entrega deste ano é dia 28 de abril, uma sexta-feira.

Siga essas dicas simples e garantimos que o resto da sua Páscoa vai ser muito mais leve e tranquila. Quer mais sossego ainda? Então declare seu imposto de renda com o Certificado Digital Certisign. O processo fica mais simples, rápido e as chances de erros diminuem.

Não deixe para a última hora o seu IRPF! Se você ainda não tem Certificado Digital, adquira aqui o seu e usufrua da declaração pré-preenchida e muito mais.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022