Lançado recentemente no Brasil, o Whatsapp Pay foi desenvolvido com intuito de permitir que os usuários do app façam transferências entre si sem precisar pagar taxas ou acessando outras plataformas bancárias.
O aplicativo, que já conta com a função de ligações e chamadas de vídeo, agora também poderá receber transações dentro da própria ferramenta apenas de CPF para CPF, por enquanto.
De acordo com Marcio D’Avila, especialista em segurança digital e consultor técnico da CertiSign, a novidade é ótima e facilita a vida das pessoas, mas é preciso ter alguns cuidados para usufruir da ferramenta com segurança e evitar dor de cabeça.
Veja as dicas:
- Ative a confirmação em duas etapas no seu WhatsApp. “Este recurso adiciona uma camada de segurança no acesso ao seu aplicativo por meio da criação de uma senha, chamada PIN. É importante, também, neste processo, cadastrar um e-mail que servirá para proteger a sua conta e redefinir o seu PIN caso você o esqueça”.
- Não envie, compartilhe ou informe códigos de verificação, nem mesmo para pessoas conhecidas. “Ao compartilhar, o aplicativo pode ser clonado e, por consequência, transações podem ser realizadas sem consentimento”.
- Evite fazer transações usando redes públicas (wi-fi gratuito). “Se não tiver outro jeito, ao se conectar, veja se a rede é segura e, portanto, se está protegida por um Certificado SSL: observe se há a letra “S” no HTPP, ficando HTTPS, e cadeado no navegador. Clique no cadeado e veja se o Certificado emitido está em nome da página onde você está. Redes sem Certificado SSL colocam em risco seus dados, que podem ser interceptados por terceiros”.
- Instale aplicativos somente a partir da loja do seu sistema operacional (Play Store ou Apple Store). “Ao baixar apps de fontes desconhecidas, mal-intencionados podem ter acesso aos seus contatos e a tudo que há em seu dispositivo, inclusive seu WhatsApp”.
- Não clique em links sem antes verificar: eu conheço esta pessoa que me mandou? Eu solicitei este serviço? “Na dúvida, mesmo que seja o contato de um amigo ou parente não clique no link, ou faça a transferência. Confirme antes. Os cibercriminosos, também, estão criando contas falsas, na qual clonam a lista de contatos para solicitar o envio de valores e distribuir malwares”.
Além dessas dicas, o especialista salienta a importância de deixar seu perfil no modo privado. Segundo D’Avila, esta configuração permite escolher compartilhar suas informações com todas as pessoas que você está conversando ou somente com as que estão salvas como contatos da sua agenda. “Isso reforça a segurança do seu Whats”.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!