A pandemia do novo Coronavírus tem impactado diversos países, que foram obrigados a adotar medidas de isolamento que, apesar de fundamentais, trazem diversas consequências para a economia e para os negócios. Todas as áreas estão sendo impactadas e, para a advocacia não tem sido diferente.
Diante deste cenário, trazemos algumas dicas para que os advogados lidem com os desafios da atualidade.
Uma dica fundamental para poder manter seu escritório é revisar seus custos. Analise tudo o que é fundamental manter e o que pode ser cortado, levante os contratos que podem ser renegociados, entenda quais investimentos são inadiáveis e quais podem aguardar.
É preciso ter uma visão clara da saúde financeira do seu escritório e organizar o barco para continuar remando por um determinado período.
Caso tenha funcionários, o melhor é que trabalhem protegidos em suas casas. Para isso, organize uma boa estrutura para que todos possam continuar realizando seu trabalho.
Aqui, por exemplo, vale pensar em alguns investimentos em TI e até em aumentar a velocidade da internet daqueles profissionais que precisam fazer diversas conferências ou têm sido mais demandados, por exemplo. O Portal de Assinaturas, por exemplo, pode ajudar a sua equipe a formalizar documentos à distância com validade jurídica por meio do Certificado Digital AC OAB ou e-CPF.
Caso contrário, ficará ainda mais complicado atender os clientes e passar pela crise do Coronavírus se não tiver pelo menos uma estrutura básica para seguir em frente.
Devido ao estado de emergência, o Governo Federal tem tomado diversas medidas para auxiliar a população e as empresas. Todas essas mudanças estão gerando uma grande demanda para os advogados, que precisam orientar seus clientes sobre tudo o que está acontecendo e como proceder diante das novas medidas.
Este é então o momento para ficar atento a todas as notícias, preparar informativos, postagens nas redes sociais, cartilhas, e, claro, de entender e ofertar a informação de forma bem acessível a todos.
Também é preciso focar onde há demanda. Por exemplo, neste momento as áreas Trabalhista, Tributária e de Falências e Reestruturação têm sido muito requisitadas. Assim, vale treinar advogados de outras áreas que estão com menor volume de trabalho, por exemplo, para auxiliar os advogados que estão nestas frentes.
Preparar materiais e comunicar é muito importante. No entanto, não se pode esquecer de algo que também é essencial: ouvir seu cliente.
Além de querer entender as mudanças que estão acontecendo, seu cliente também quer saber como este novo contexto se aplica a ele, quais são os cenários possíveis para seu negócio. Em outras palavras, cada empresa precisa de uma orientação customizada, já que esta é uma situação sem precedentes.
Você pode gostar de:
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…