Diferenças e semelhanças entre engenheiros e arquitetos

Esta semana comemoramos o dia de 2 grandes profissionais: Engenheiros e Arquitetos.

Até então, ambos comemoravam em 11 de dezembro, dia em que os cursos de engenharia e arquitetura foram regulamentados e oficializados no Brasil, por meio do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933.

Porém, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) instituiu através da 8ª Resolução, de 15 de dezembro de 2011, o dia 15 de Dezembro como o novo Dia do Arquiteto e Urbanista, mas você sabe o porquê?

A nova data foi escolhida por ser o nascimento do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, responsável por pensar e projetar a capital do Brasil, Brasília, e por diversos prédios e monumentos como: Conjunto da Pampulha, Ibirapuera, Edifício Copan, Memorial da América Latina entre muitos outros que são ícones da arquitetura moderna.

Além da data, certamente esses profissionais já foram confundidos e ouvem constantemente a mesma pergunta: qual a diferença entre engenheiro e arquiteto?

O arquiteto preocupa-se em analisar a posição geográfica, incidência de raios solares, direção e circulação dos ventos dentro e fora da construção, condições do solo, viabilidade no entorno e não somente com a beleza do que está sendo construído.

O engenheiro, por sua vez, se incumbe do cálculo estrutural, dimensionamento das cargas e esforços que um projeto arquitetônico determinou para uma construção civil, vigas e determinação das ferragens e materiais envolvidos na obra.

É importante ressaltar, portanto, para você que está construindo, ou que deseja seguir uma das profissões e tem essas dúvidas, que as duas áreas se intercambiam e ambos os profissionais podem se responsabilizar pelas várias atividades que envolvem a construção.

Há diferenças, mas também semelhanças entre as duas profissões e uma delas é que tanto arquitetos quanto engenheiros podem assinar suas plantas e projetos digitalmente por meio do Portal de Assinaturas, sem a necessidade de correr de uma obra para outra ou para o escritório, a fim de fazê-lo.

Outra semelhança é que as coisas para a obra podem ser adquiridas por meio do Clube de Vantagens. Os custos do projeto irão diminuir bastante com os descontos especiais dos parceiros do Clube. Confira e aproveite as ofertas dessa vitrine de vantagens, seja você arquiteto ou engenheiro.

Por meio do Certificado Digital ICP-Brasil no Portal, você assinar contratos, pedidos de compra, atas de reunião e qualquer outro tipo de documento com total validade jurídica, de qualquer lugar e no momento mais oportuno. Os processos não param e se tornam muito mais ágeis. Experimente gratuitamente.

Fonte: Guia do estudante, Papo de arquiteto e Certisign

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022