Imagem: Certisign
O Ministério da Educação anunciou no fim do ano passado o Diploma Digital, a versão digital do documento coloca o país no século XXI, é mais prático, rápido e evita fraudes. De acordo com dado da Operação Nota Zero (realizada no Rio de Janeiro), mais de 350 mil diplomas foram fraudados. Com isso, mais de R$ 700 milhões foram gastos com fraudes nos últimos 5 anos só nesta área da educação.
As instituições de ensino superior privadas e públicas do Brasil têm um prazo de dois anos para se adequarem (até o fim de 2021) a nova exigência e oferecerem aos alunos o Diploma Digital. O documento usa a Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
O Diploma Digital nada mais é do que a versão digital do documento já muito conhecido pelos estudantes de graduação de todo país. Ele tem validade jurídica, autenticidade por Certificado Eletrônico, confidencialidade e integridade garantidos pelo padrão ICP-Brasil e também pelo Carimbo do Tempo, mecanismo que atesta a hora e o dia em que o documento foi assinado e também está nos padrões do ICP- Brasil.
Similar ao diploma físico, sua versão digital vai ser criada pela universidade e a validação dos dados se dará por meio de um código alfanumérico e um QR Code.
Além de mais prático, o documento possui uma série de vantagens para as instituições de ensino, governo e estudantes. Permitindo até mesmo que o prazo de emissão do diploma seja três vezes menor que o físico. Em média, o documento demora 90 dias para ser emitido pela Instituição de ensino. O modelo digital pode ser entregue para o aluno em apenas 15 dias.
De acordo com dados do MEC, mais de 8 milhões e 300 mil estudantes que estão em fase de graduação serão beneficiados pela medida em sua primeira fase de implementação. Com isso, mais de R$ 48 milhões devem ser economizados apenas na emissão de papel das instituições brasileiras.
De acordo com o MEC, o uso do certificado ICP-Brasil garantirá a autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica dos documentos emitidos.
Com o desafio de emitir diplomas eletrônicos que tenham sua autenticidade garantida e com processos de emissão mais ágeis e produtivos, o Centro Universitário Belas Artes usou o Certificado Digital no Portal de Assinaturas Certisign para assinar digitalmente este tipo de documento aos seus alunos. Além disso, a instituição foi a primeira (dentre os centros de ensino privados) a utilizar este formato.
A partir da adoção da tecnologia, notaram-se outros benefícios, além da segurança: a agilidade nos processos e a facilidade que a tecnologia proporciona para a consulta do documento, seja por parte do aluno formado, seja por parte da empresa que pretende contratá-lo e precisa ter a certeza de que as informações prestadas são verídicas.
O Belas Artes utiliza o Portal de Assinaturas desde dezembro de 2012 para assinar os diplomas eletrônicos das turmas de graduação e pós-graduação. Com a adoção da assinatura digital, um lote de diplomas, com aproximadamente 100 documentos, é assinado em apenas um dia. Antes, esse mesmo processo, levava cerca de uma semana.
O resultado foi tão positivo que, atualmente, a tecnologia já está sendo utilizada para outros documentos, como Atestado de Matrícula e Histórico Escolar.
Você também pode gostar: Passo a Passo para obter a CNH Digital gratuitamente
Gostou do conteúdo e quer conhecer todos os benefícios do Certificado Digital? Então é só preencher o formulário abaixo.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…