Você já pensou em trabalhar com o Direito Civil? Este é um dos segmentos mais amplos do Direito, uma vez que abrange uma série de nichos de mercado que, por si só, podem ser caminhos interessantes a seguir.
Veja alguns dentre muitos deles:
• Direito de Sucessão,
• Direito das Pessoas,
• Direito de Família,
• Direito dos Contratos,
• Direito dos Fatos Jurídicos, e
• Direito das Obrigações.
Para trabalhar com Direito Civil, assim como nas demais áreas do Direito, é fundamental estudar. Sim, é recomendado, inclusive, que se faça uma especialização na área desejada e procure obter o conhecimento prático necessário para executar corretamente o seu trabalho.
Considere a grande quantidade de assuntos que você deverá dominar para atuar neste segmento. Ainda que vá escolher apenas o Direito de Família, por exemplo, precisará conhecer outros nichos do Direito Civil, até porque eles costumam caminhar de mãos dadas em alguns processos. E conhecimento nunca é demais.
Praticamente todo escritório jurídico tem um sócio especialista em Direito Civil. Essa procura não existe apenas para tornar o empreendimento mais completo, mas também pela grande quantidade de processos civis que existem nos (atarefados, porém lerdos) tribunais.
Entretanto, apesar de ser muito conhecido pelas demandas no setor privado, onde se encontram a maior número de escritórios de advocacia, também é possível fazer carreira no setor público, por meio de concursos ou cargos comissionados. Os defensores públicos, por exemplo, precisam se especializar em Direito Civil.
Igualmente interessante será trabalhar com assessoria jurídica. Entretanto, esta opção só é coerente para aqueles que já têm uma carreira sólida e consolidada. Isso porque a consultoria demandará todo seu conhecimento acerca do Direito, em causas, muitas vezes, inusitadas.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Catho, os salários médios para quem trabalho com Direito Civil no Brasil são de R$ 4.575,35 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. Claro que, se considerarmos os concursos públicos e os níveis destes profissionais, este valor tende a subir.
E você, já decidiu em qual área do Direito deseja atuar? Compartilhe suas experiências conosco!
Você pode gostar de: Conheça o Direito Imobiliário: oportunidade para os Advogados
Esse conteúdo foi útil para você? Se quiser continuar recebendo outros materiais relacionados, é só preencher o cadastro abaixo.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…