Imagem: Certisign
O Direito imobiliário traz diversas oportunidades de atuação para os Advogados. Em linhas gerais, este profissional lida com imóveis e mediam transações imobiliárias. Dentro deste espectro, o Advogado pode se especializar em algumas funções, tais como:
Estuda-se as leis que regulam os espaços habitáveis, ou seja, a relação entre propriedade provada e espaço público.
É uma forma de investimento imobiliário, na qual há a presença de um administrador ou empreendedor. Estes fundos apresentam-se como condomínios fechados, formados por vários investidores, cada um com sua cota e que, posteriormente, recebem o capital fruto da atividade em que o fundo foi construído. O Advogado, neste caso, tem o papel de entender as regras deste tipo de investimento e orientar os participantes.
Uma das áreas mais conhecidas, na qual o Advogado é profundo conhecedor da Lei de Registros Públicos (com objetivo de regularizar a situação de um imóvel) e das modalidades contratuais com suas cláusulas ordinárias e especiais de compra e venda. Tem o papel fundamental de orientar tanto quem vende quanto quem compra um imóvel e até mesmo nos casos de distratos imobiliários, ou seja, assessorando aqueles que compraram imóveis na planta mas precisam, por algum motivo, desistir do contrato.
Amplamente procurada pelas imobiliárias, pode ser uma área atrativa, principalmente para recém-formados. O profissional deve conhecer muito bem as leis que regem as locações de imóveis.
O profissional presta consultoria para condomínios, redigindo ou alterando seus regulamentos internos. Também pode auxiliar em reuniões de condomínio e representar o mesmo em caso de eventuais problemas.
A situação de imóveis precisa ser regularizada em caso de falecimento ou divórcio e um Advogado tem papel fundamental neste momento.
Como exemplificado acima, é possível concluir que a atuação de um Advogado especializado em Direito Imobiliário é ampla e fundamental para todos os casos citados. Para ser um bom profissional nesta área, é imprescindível que o Advogado tenha vasto conhecimento de direito das obrigações, direito contratual, direito notarial, responsabilidade civil, direito de família, direito do consumidor, entre outras temáticas. Ou seja, é importante investir em uma visão abrangente para poder auxiliar nas mais diversas questões do dia a dia.
Conheça também o Portal de Assinaturas Certisign para Advogados. Com esta ferramenta você pode assinar seus documentos online com rapidez e segurança. A ferramenta tem validade jurídica assim como a sua assinatura manuscrita.
Saiba mais no vídeo:
Você pode gostar de: Como a tecnologia blockchain pode beneficiar o trabalho dos Advogados
Esse conteúdo foi útil para você? Se quiser continuar recebendo outros materiais relacionados, é só preencher o cadastro abaixo.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…