O Direito Previdenciário visa garantir aos cidadãos o direito básico à assistência social e à previdência social relacionados a questões de idade, morte e doença. Vale lembrar que a Previdência Social é aquela que se refere ao benefício pago pelo INSS para todos os trabalhadores que realizaram a contribuição no período em que atuaram no mercado de trabalho, sob o regime CLT. É basicamente um seguro controlado pelo governo, que garante que o contribuinte irá receber renda ao se aposentar, além de garantir amparo em caso de gravidez, acidente ou doença.
Já a questão da assistência social é composta pelo direito ao benefício de prestação continuada oferecido pelo Amparo Social ao Deficiente ou Idoso, parte integrante da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Muitas vezes, apesar do direito assegurado aos beneficiários, por alguma razão o contribuinte tem seu pedido negado. Nestes casos, ou até mesmo para se precaver que isso aconteça, a contratação de um profissional especializado é fundamental. Assim, as principais funções de um Advogado previdenciário são atender, acompanhar e fiscalizar todos os atos e procedimentos que garantam os benefício oferecidos aos segurados do INSS. Estes profissionais podem auxiliar nas seguintes tarefas:
• Aposentadoria por tempo de serviço e/ou contribuição;
• Aposentadoria por idade;
• Aposentadoria por invalidez;
• Auxílio doença;
• Auxílio acidente;
• Auxílio reclusão;
• Reabilitação profissional;
• Revisão de benefícios;
• Pensão por morte;
• Revisão de benefício;
• Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (LOAS);
• Desaposentação;
• Averbação;
• Simulação de renda mensal do benefício;
• Reconhecimento de tempo como trabalhador rural.
Para as pessoas que procuram o trabalho de um Advogado previdenciário para ter seus direitos assegurados, é importante ressaltar que toda a documentação referente ao assunto tenha sido guardada ao longos dos anos, pois este material será fundamental para o trabalho do Advogado e para o bom andamento do processo.
Todo as etapas dos processos são agendadas, permitindo maior flexibilidade nos horários do profissional. Além disso, não há a necessidade de ir em fóruns ou julgamentos. O ambiente do escritório também pode ser mais simples (claro que sempre organizado e bem apresentável), já que o atendimento é voltado para pessoa física, e os honorários em geral são mais baixos.
Geralmente, um Advogado previdenciário costuma ter um número grande de clientes e alta rotatividade, o que permite ao profissional conhecer muitas pessoas, além de diversificar suas fontes de rendimento. Nesta área, a indicação costuma ser o principal fator de atração de novos clientes, pois as pessoas que são bem atendidas sempre indicam o serviço para os conhecidos.
A nova reforma abre diversas possibilidades para os Advogados previdenciários, que serão mais requisitados para tirar dúvidas e ajudar a assegurar os direitos dos cidadãos. Para isso, é fundamental que o profissional se atualize e estude muito as novas leis, para estar apto a oferecer um trabalho de excelência.
Esta é uma área que acaba sendo gratificante para o Advogado que nela atua, pois este profissional auxilia diversas pessoas (muitas vezes humildes) a ter tranquilidade no futuro.
Assim, o Direito Previdenciário é de grande importância para os cidadãos, e os Advogados especialistas nesta área tem a importante missão de assegurar os benefícios aos cidadãos.
Você também pode gostar:
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…