A Receita Federal está dando uma oportunidade para os contribuintes que tiveram alguma inconsistência em suas declarações do Imposto de Renda retificarem-na antes que haja uma intimação. Para isso, o órgão está enviando cartas a 383 mil contribuintes, aproximadamente, alertando sobre o problema, relativo à DIRPF de 2018, ano-calendário 2017. Por isso, é importante conversar com seus clientes, caso eles recebam este comunicado. Vale lembrar que, neste caso, não é preciso comparecer à Receita Federal para fazer as correções.
Consulta
Quem não quiser esperar pela carta e decidir verificar a situação da DIRPF apresentada no início do ano, poderá fazer esta consulta no site da Receita Federal, na opção serviço “Extrato da DIRPF”, utilizando código de acesso ou Certificado Digital.
Dica
A declaração que estiver retida em alguma malha da Receita apresentará uma mensagem de “pendência”. Junto com esta, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada.
É importante buscar logo esta informação, pois o órgão alertou que quem não aproveitar a oportunidade de se regularizar, poderá ser intimado formalmente para explicar as divergências. Desta forma, não será mais possível fazer qualquer correção na declaração.
“Além disso, qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescida de multa de ofício de, no mínimo, 75% do valor do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor menor do que o devido”, salienta a RFB.
Você pode gostar de: Atenção Contadores: amostras grátis têm isenção de impostos
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!