Atenção contadores e empresários: a Receita Federal do Brasil mudou o limite de Parcelamento de Débitos do Simples Nacional. Agora só poderá ser feito um pedido de parcelamento por ano para cada CNPJ; anteriormente eram permitidos dois pedidos.
Isso quer dizer que quem já tem um parcelamento de dívidas tributárias do Simples para 2015 não poderá dar entrada em um novo até 2016. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, no 20 de janeiro de 2015, por meio da Instrução Normativa Nº 1.541.
Mudança de regime
É importante lembrar que as empresas que quiserem aderir ao Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para entregar a documentação necessária. Mas é preciso conversar com o seu contador, para fazer os cálculos necessários e saber se realmente é vantajoso sair do Lucro Presumido para o Simples.
O prazo é o mesmo para que microempresários possam fazer a alteração do cadastro para microempreendedor individual – MEI. A mudança ajuda quem teve queda no faturamento, pois nesta categoria a carga tributária é menor.
Entre os requisitos, é preciso ter tido um faturamento bruto de até R$ 60 mil entre janeiro e dezembro de 2014, se enquadrar nas atividades permitidas do MEI, não ter sócios, não ter débito com a Fazenda Nacional e ter no máximo um funcionário que receba salário mínimo ou o piso de sua categoria.
Relacionadas
Simples Nacional: prazo para o agendamento do regime termina dia 30
Qual é o melhor regime tributário para sua empresa?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…