O certificado digital pode ser utilizado para diversos serviços na empresa, no escritório contábil e na Receita Federal. Se você já possui um para cumprir as obrigações acessórias de sua empresa, pode continuar a utilizá-lo para acessar e utilizar a Conectividade Social ICP.
Mas se você ainda não tem um certificado digital, anote quais são os produtos que deve adquirir:
Para empregadores Pessoa Jurídica: apenas o e-CNPJ A1 e A3. Validade de 1 a 3 anos.
Para empregadores Pessoa Física (que nunca precisaram ter CNPJ): e-CPF A1 e A3. Validade de 1 a 3 anos.
Para usuários outorgados: e-CPF A1 e A3. Validade de 1 a 3 anos.
Já os requisitos de sistema são:
– Computador com 1 Gb de memória RAM e processador compatível com navegação em sites;
– Acesso à Internet Banda Larga;
– Software gestor de Certificação Digital instalado (fornecido pela Autoridade Certificadora);
– Mídia ou periférico para leitura do certificado digital (leitora de cartão inteligente, token) com seus drivers devidamente instalados;
– Complementos de software requeridos pelo canal da Conectividade Social (fornecidos gratuitamente, se necessário).
Fontes: Certisign e Caixa.gov.br
***
Fique de olho nos prazos! Em nosso site especial, há um calendário com os prazos para se regularizar quanto à Conectividade Social ICP. A mudança vai abranger empresas de todos os portes em todo o território nacional. E para algumas delas, o prazo termina dia 13 de maio.
Para saber se sua empresa está nesta categoria, acesse a seção Prazos em nosso site especial. Acompanhe também nosso twitter e fique por dentro do universo da Certificação Digital!
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…
Ver comentários
Prezados
Sou o Sócio-responsável pela minha Empresa (Corretora de Seguros) perante a SRF, tenho um e-cpf, no qual consta o número do meu PIS (nele não consta CEI).
Pergunto: Vou conseguir me cadastrar e operar a conectividade social, inclusive outorgando procuração ao meu Contador para isso ?
Antecipadamente grato pela ajuda.
Weber Fagnani,
Com esse Certificado Digital você poderá tanto acessar à Conectividade Social ICP quanto outorgar poderes para o seu contador. A única exigência é que ele também tenha um Certificado.
Obrigado!
Boa tarde, esse certificado digital é o mesmo usado para consulta de débitos na receita federal?
Luciana,
É o mesmo sim, mas se o seu certificado for um e-CPF é necessário comparecer a uma agência da Caixa para cadastrar nele os números do PIS/CEI. Já se for um e-CNPJ é só acessar o site da Conectividade Social ICP.
Obrigado!
Se a empresa ja possui um certificado ira continuar a usar o mesmo, entretanto gostaria de saber se sera preciso realizar algum procedimento de cadastro junto a Caixa Economica, ou automaticamente ja poderei utilizar o certificado que ja possuo?
Leandro Elisiario,
Os Certificados Digitais que a Caixa aceita para o acesso são o e-CPF (acrescido do nº do PIS/NIS/CEI) e o e-CNPJ. Se você já possui um dos dois é só acessar o link https://conectividade.caixa.gov.br/ para utilizar o serviço da Conectividade Social ICP
Obrigado!
O Certificado Digital poderá ser emitido para uma pessoa que não pertença ao quadro societário da empresa e qual a documentação necessária para tal?
Grata,
Giselda.
Para o acesso ao Conectividade Social ICP, não.
A outorga de poderes dentro da empresa só pode ser feita do Certificado Digital de Pessoa Jurídica para o Certificado Digital de Pessoa Física de um funcionário. Por isso é necessário que esse documento contenha o NIS (PIS/PASEP) do empregado, dado que tem por objetivo comprovar esse vínculo empregatício.
Obrigado!
Quero saber se as empresas são obrigadas a fazer o e-CNPJ ou pra quem já possue o e-CPF, pode usar?
Célia, se a sua empresa não precisa de e-CNPJ você pode sim usar o e-CPF, porém para ter acesso à Conectividade Social ICP ele precisa ter os dados do PIS/NIS/CEI. Para acrescentar esses dados você precisa ir até uma agência da Caixa. A Certisign também permite que eles sejam incluídos na renovação do seu certificado.
Mais informações no post http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-certificados-digitais-e-suas-funcionalidades/
Obrigado!
Uma empresa optanete pelo simples tem q obter o certificado ?
Dalvanete,
Empresas optantes do Simples Nacional e os Microempreendedores Individuais ainda não precisam entregar suas declarações mediante certificação digital. Mas é provável que em breve seja necessário, portanto fique ligada no nosso blog.
Obrigado!
BOM DIA!
A PERGUNTA QUE FAÇO É A MESMA QUE A CILEIA FEZ, MAS PRECISO SABER TAMBÉM SE O E-CPF PODENDO SER USADO NO LUGAR DO E-CNPJ PARA O CONECTIVIDADE ICP DEVERÁ SER NO NOME DO RESPONSÁVEL PELA EMPRESA CADASTRADO JUNTO A RECEITA FEDERAL, OU EM NOME DE QUALQUER SÓCIO DA EMPRESA?
E ESTE POSSUINDO JÁ O E-CPF SERIA SOMENTE LEVÁ-LO A CAIXA , OU TERIA Q EFETURA CADASTRO NO SITE ANTERIORMENTE PARA PODER AUTORGAR OS PODERES PRO E-CPF DO CONTADOR?
Gisele,
O Certificado Digital de Pessoa Física para o acesso ao Conectividade Social é usado em casos específicos. Para que um funcionário use o sistema em nome do seu empregador ele utiliza esse certificado. Assim como trabalhadores autônomos, empregadores que não estejam obrigados a inscrição no CNPJ e outros perfis.
Se a empresa possui CNPJ, ela deve acessar com o Certificado Digital de Pessoa Jurídica, assim como o escritório contábil que vai receber a outorga de poderes (feita pelo próprio portal do Conectividade Social ICP) para o seu Certificado Digital que também será de Pessoa Jurídica.
Obrigado!
Possuo e-cpf, e pelo que entendi, é necessário que conste a CEI no certificado para utilizar a conectividade social como empregador. Atualmente, meu certificado nao possui CEI, nem PIS nos meus dados. Nesse caso, terei que solitiar novo certificado para inclusão dos dados necessário [CEI]?
Henrique,
Na renovação de seu certificado, a Certisign permite que você inclua os dados do seu CEI. Se não for possível esperar até a renovação, é só se dirigir a uma agência da Caixa e solicitar essa inclusão.
Obrigado!
Boa tarde tenho uma dúvida. Minha empresa já é certficada e a mesma já utiliza a certificação para envio e consulta das informações junto a SRF. Através da procuração eletrônica junto a SRF, os clientes da minha empresa utilizam o meu certificado, correto? Pergunto a vocês se para a CEF essa metodologia irá funcionar ou cada cliente terá que adquirir um certificado digital? Ex: Uma grupo de 10 empresas, cada uma tem que comprar o seu certificado ou poderão usar o meu, me passando os poderes através da procuração eletônica como funciona na SRF. Abraços
Raphael Coimbra,
A procuração eletrônica para o acesso à Conectividade Social ICP obrigatoriamente tem que ser feita de um certificado para outro. Com isso, seus clientes também terão que adquirir o Certificado Digital.
Para mais informações consulte o post: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-certificados-digitais-e-suas-funcionalidades/
Obrigado!
A empresa já possui o Certificado Digital e-CNPJ porém quando foi cadastrado, não foi informado o nº CEI. Podemos utilizar o mesmo cartão para acessar a conectividade? Como podemos proceder para utilizá-lo?
Obrigado!
Franciele,
Se a empresa já possui um e-CNPJ não é necessário vincular os dados do CEI. É só acessar o site com o certificado.
Já se for um e-CPF é necessário comparecer em uma agência da CAIXA para que eles vinculem o nº do CEI no banco de dados.
Obrigado!