e-Financeira agora tem novo prazo de entrega

O prazo para a entrega da e-Financeira foi adiado. Agora, a obrigação acessória, relativa aos fatos geradores do segundo semestre de 2017, poderá ser entregue até o dia 29 de junho, último dia útil do mês, não mais em fevereiro deste ano, conforme antes determinado. A mudança foi anunciada por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.779, de 2017 e publicada no Diário Oficial da União no dia 02 de janeiro. E você achando que não ia curtir o Carnaval.

Alterações no Layout

Segundo a Receita Federal, além da mudança no prazo, é preciso ficar atento às alterações no layout de coleta de dados da obrigação acessória, uma vez que a norma também permitiu a prestação de informações, no escopo do FATCA e CRS, sobre contas encerradas no primeiro semestre de 2017 até o mesmo prazo.

É provável que haja retrabalho a fazer. Isso porque, se a empresa já tiver prestado a informação no layout anterior, mas sem algum campo necessário presente apenas no novo layout, os eventos devem ser retificados, já na versão de leiaute nova, para que os dados possam ser transmitidos no escopo do FATCA e CRS.

O que é a e-Financeira

Criada em 2015, a e-Financeira é uma obrigação acessória bastante peculiar, uma vez que consiste em um conjunto de arquivos digitais referentes a cadastro, abertura, fechamento e demais operações financeiras. Assim, em sua entrega, o contador deve enviar saldos de contas correntes, movimentações de resgate, rendimentos, poupanças, entre outras informações financeiras.

Quem deve entregar

A entrega da e-Financeira é obrigatória às instituições financeiras como: bancos, seguradoras, corretoras de valores, distribuidores de títulos e valores mobiliários, administradores de consórcios, entidades de previdência complementar.

Multas

Mesmo com a prorrogação do prazo, não deixe para fazer a entrega na última hora, porque as penalidades para quem não enviar o arquivo no prazo determinado podem pesar no bolso. A multa é de R$ 5.000,00 por mês-calendário ou fração. Já quem transmitir a declaração com ausência de informações estará sujeito à multa de R$ 50,00 por grupo de cinco dados inexatos, incompletos ou omitidos.

Renda Extra

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses.

Você também pode gostar: Prazo para entrega da RAIS começou

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022