Categorias: Notícias Contábeis

A empresa do seu cliente está pronta para o eSocial?

A empresa do seu cliente está pronta para o eSocial? Tem certeza? A redundância da pergunta é válida se você considerar que, de acordo com uma pesquisa da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – FENACON, apenas 4,4% das pequenas empresas estão aptas para operar o novo sistema. O número é preocupante, principalmente porque as grandes empresas – aquelas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões – já devem começar a fazer a entrega no dia 1º de janeiro de 2018. Vale lembrar que as pequenas empresas terão mais tempo para esta adequação. A obrigatoriedade dele para todas as empresas do país só passará a valer em 1º de julho do próximo ano.

No dia 15 de setembro, o governo publicou a Resolução CG eSocial nº 11, anunciando o novo layout do Sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas – eSocial. A promessa feita nesta resolução é que esta versão definitiva já incorpore todas as alterações provocadas pela Reforma Trabalhista. Quem perceber que ainda não está 100% pronto para dar conta do eSocial pode aproveitar os últimos dois meses do ano para testar a ferramenta, uma vez que esta estará à disposição das empresas para testes no início de novembro.

Para o levantamento, a FENACON entrevistou 1,33 mil empresas e constatou que 29,1% delas já iniciaram o registro dos dados na plataforma e 23,7% estão em uma fase intermediária do processo. Enquanto isso, 42,9% das pequenas empresas nem chegaram a começar a implantação dessa plataforma em seus respectivos negócios.

Segundo a Receita Federal, a nova versão do programa traz poucas alterações em relação ao layout anterior. No entanto, estas mudanças foram necessárias para contemplar a totalidade das informações relacionadas a folha de pagamento das empresas e aos eventos trabalhistas, que sofreram modificações com a reforma trabalhista, implantada pela Lei nº 13.467, de 13/07/2017, e que começa a valer a partir de novembro.

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022