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Empresa sustentável: os primeiros passos para se tornar uma

Depois de muitos anos, o tópico da sustentabilidade não é mais apenas uma atitude pessoal de cidadãos ambientalmente conscientes, mas cada vez mais um tópico para as empresas. Por um lado, isso certamente tem razões sociais em que um determinado grupo deseja assumir a responsabilidade pelo meio ambiente.

Mas por outro lado, é claro, temos o lado financeiro, em que os comportamentos sustentáveis promovem grandes economias de custos e motivo de marketing em que empresas sustentáveis são percebidas de maneira particularmente positivas pelos clientes. Mesmo assim, ainda há dúvidas sobre ser uma empresa sustentável e dinâmica.

Pensando nisso, falaremos, neste post, sobre os primeiros passos para você tornar a sua empresa sustentável. Fique conosco!

O que é considerado uma empresa sustentável?

O conceito de empreendedorismo sustentável pode ser explicado como: fazer mais com menos. Trata-se de produção e consumo sustentáveis e de se tornar mais eficiente, maximizando o impacto positivo e minimizando o impacto negativo no meio ambiente, na sociedade e nas pessoas. Gerenciar e desenvolver empresas de maneira sustentável significa fazer mais do que as leis e regulamentos dizem.

Com isso, você assume sua responsabilidade pelo desenvolvimento sustentável que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender as suas demandas. Você pode dividir seu trabalho de sustentabilidade em três dimensões, em que todas as partes juntas contribuem para uma empresa sustentável:

  • econômico;
  • ambiental;
  • social.

Todas as três partes interagem de modo consistente e orgânico. O consumo reduzido de recursos normalmente resulta em despesas menores e aumento da lucratividade, por exemplo. A chave para um negócio sustentável está em grande parte no próprio modelo de negócios, ou seja, como a receita chega, como os bens e serviços são produzidos e como eles beneficiarão o cliente.

Com as soluções digitais, há boas oportunidades para criar negócios baseados em compartilhamento inteligente e capacidade de modelos cada vez mais sustentáveis, indo muito além do conceito de parar de usar papel. Esse tipo de modelo de negócios baseado em recursos, geralmente, é atrelado ao uso reduzido de materiais e mais relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Quais os benefícios de se tornar uma?

Questões financeiras

Para as empresas, a lucratividade é importante e um pré-requisito para a sobrevivência. Como empresário, pode parecer esmagador cumprir todas as ideias de desenvolvimento sustentável, mas o importante é começar de alguma maneira.

Entre outras coisas, é sobre a empresa ser capaz de crescer, contratar profissionais e obter lucro a longo prazo. O que você faz de um aspecto ambiental e social, portanto, pode otimizar a lucratividade da empresa.

Vantagens competitivas

Como empreendedores, há muito a ganhar com o trabalho de sustentabilidade. As partes interessadas podem definir requisitos e, mostrando como você trabalha com todos os envolvidos no processo, você pode obter vantagens competitivas ode ser sobre atrair profissionais, clientes ou fornecedores.

Como iniciar essa mudança?

Faça o gerenciamento dos seus resíduos

Existem muitas maneiras de gerenciar os resíduos poluentes, uma delas é reduzir o desperdício para economizar dinheiro, essa ação fortalece o senso de comunidade quando você reutiliza materiais e faz descarte adequado. Como a geração de lixo é inviável de ser evitada, a reciclagem é uma questão importante.

Busque fornecedores e cooperativas de gerenciamento de resíduos, incluindo papel, detritos orgânicos, plástico, metal etc. Tenha cuidado com o papel utilizado nas impressões, para papéis internos, pode-se usar facilmente a impressão em frente e verso. Hoje, o material utilizado para o marketing também pode ser impresso em papel ecológico.

Utilize fornecedores sustentáveis

Talvez a maneira mais fácil de tornar rapidamente seu negócio mais sustentável seja colocar os requisitos certos nos fornecedores e revisar suas compras. Como cliente, você sempre tem a oportunidade de escolher um fornecedor com base nos requisitos de qualidade, preço e sustentabilidade que você e sua organização formulam.

Rótulos ambientais e de sustentabilidade certificados por terceiros são uma maneira fácil de definir bons requisitos gerais sem a necessidade de ser um especialista. Procure fornecedores que tenham um rótulo ecológico Tipo 1, pois ele é controlado por terceiros, tem vários critérios e aumenta constantemente seus requisitos.

Utilize assinatura digital

A utilização de assinaturas digitalé essencial para reduzir a necessidade de impressões. O uso de contratos digitais permite uma sustentabilidade que vai além da redução de custos com papel e registro em cartório. Devido ao seu envio ser otimizado via internet para as partes interessadas, não é preciso contratar serviços de correio ou motoboy.

Logo, você não gera demanda pelo uso de veículos que utilizam combustíveis poluentes. Além do mais, por meio de uma plataforma de gerenciamento de documentos eletrônicos, você consegue arquivar, editar, enviar e receber arquivos com total segurança e praticidade. A validade jurídica é dada pela assinatura digital com base na MP 2.200-2.

Incentive o uso de transportes alternativos

Economizar tempo, despesas de viagem é bom para a produtividade e também para o meio ambiente. O uso consciente dos meios de transporte são parte importante para expandir práticas sustentáveis para além do ambiente interno da empresa. Uma rotina sustentável deve acompanhar toda a rotina, incluindo a externa.

Por isso, o incentivo ao uso de transportes alternativos como carros elétricos, bicicletas e um programa de caronas solidárias é interessante. Pessoas que moram perto do trabalho e tem seus horários compatíveis podem se beneficiar, indo juntas ao trabalho em um único veículo.

Treine seus funcionários

Para uma efetiva política sustentável dentro do ambiente corporativo é preciso envolver toda a equipe e lideranças. Os profissionais devem ser parte atuante no desenvolvimento e cumprimento de metas estratégicas de médio e longo prazos. A promoção de uma educação corporativa e o engajamento de todos gera uma cultura organizacional efetiva de uma empresa sustentável.

Dessa maneira, ser uma empresa sustentável não é uma tarefa fácil, mas os ganhos amplos gerados por práticas de produção que estejam alinhadas com as questões socioambientais são reais. A criação e adequação dos processos de fluxo de trabalho podem, muito antes do que se espera, alavancar a imagem da empresa no mercado e ampliar sua carteira de clientes.

Agora que você descobriu os passos para tornar sua empresa sustentável, saiba por que implantar a assinatura digital na sua empresa. Até mais!

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