Enviei o comprovante do Imposto de renda errado ao meu contador. E agora, o que faço?

Se você está vivendo esta situação, caaaaaaaaaaaaaalma! Isso acontece e saiba que não é só com você, inclusive uma pesquisa recente divulgada pela empresa Wolter Kluwer Prosoft mostra que de 2,1 mil dos escritórios de Contabilidade de todo o País, 81,1% precisam fazer algum tipo de retificação nos documentos após o envio à Receita Federal do Brasil – RFB.

Comprovante de Imposto de Renda errado?

Se você está incluído nesta estatística, por ter deixado de enviar algum comprovante ao seu Contador, ou enviou documentos de maneira incorreta, você está sujeito a pagar mais impostos e até mesmo a cair na malha fina, sem contar que quanto mais houver retificações em sua declaração mais tempo demorará para você receber a restituição do impostos pago a mais, se for o caso.

Portanto, fique muito atento ao envio dos documentos ao seu Contador. Verifique se todas as declarações de rendimentos das fontes pagadoras estão inclusas; se não esqueceu nenhum comprovante médico, informações sobre compra e venda de imóveis ou de veículos, planos de previdência e outros, que podem levar à fiscalização, porque todos os dados estão sendo cruzados com bastante eficiência e precisão pelo órgão arrecadador.

Como o Certificado digital pode te ajudar?

Se já aconteceu, a única maneira de corrigir o deslize é falar com o seu Contador e enviar uma declaração retificadora à Receita Federal, o quanto antes. Nunca é demais reforçar que com o Certificado Digital retificar a declaração do IRPF torna-se mais fácil, mesmo porque com essa ferramenta, a declaração já vem pré-preenchida pela própria RFB, e, no caso, é só identificar as inconsistências e fazer a correção.

É importante frisar que para usufruir da declaração pré-preenchida é preciso que o Certificado Digital esteja válido, ou seja dentro do prazo de validade. Os clientes da Certisign podem verificar a validade e solicitar a renovação do seu Certificado Digital com 10% de desconto aqui!

Com a ferramenta em mãos, basta acessar o portal e-CAC da Receita Federal, “Certificado Digital”, e em seguida clicar na opção “Declarações e Demonstrativos”. Na sequência, clique então no item “Declaração Pré-preenchida”. Pronto: selecione a opção “Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física Pré-preenchida” e baixe o arquivo. Aí é só conferir os dados e depois dar um “Enviar”. Viu como é fácil?

Agilize a entrega da Declaração de Imposto de Renda e minimize os riscos com a malha fina adquirindo o Certificado Digital. Aproveite a promoção aqui no Blog da Certisign e adquira o e-CPF, armazenado no Cartão, com validade de 3 anos de R$280, por R$200. Para comprar, clique aqui.

Promoção Válida até 30/04/2016.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022