Categorias: Humor Contábil

Espírito natalino: carta aberta de um contador

Para mim normalmente não é fácil colocar ideias no papel – deve ser porque estou mais acostumado a estruturar planilhas do que elaborar uma prosa, mas acho que a data merece. Mais um ano está acabando e este não foi um dos mais fáceis, inclusive para mim, um Contador. A cada dia surgem novas informações que afetam o meu dia a dia de trabalho, com leis com as quais nem sempre concordamos.

Muitas vezes tenho a impressão de que o fisco existe apenas para complicar a minha vida. É, eu sei que a expressão “minha vida” soa bastante egocêntrica, mas não estou falando só do trabalho de um contador, mas também das empresas. A impressão que fica é que, em vez de ajudar a alavancar a economia estimulando o crescimento das empresas, isso fica em segundo plano – atrás da burocracia.

Todos os dias eu tento não pensar que, além da pressão natural do trabalho, ainda tive que viver à sombra do fantasma de demissão por causa da crise econômica. Sim, porque com as empresas fechando, perdemos clientes. Sem clientes não há como a empresa pagar as contas. Essa matemática básica de débito e crédito fez com que muitos escritórios demitissem seus colaboradores nos dois últimos anos.

Mesmo com tantos pontos negativos e que muitas vezes nos desestimulam, um fato se sobrepõe a todos os demais: mais um Natal está chegando. Independente das nossas crenças, esta época do ano nos deixa mais emotivos. Não sei ao certo se esse efeito é causado pelas memórias da infância ou se pelas propagandas temáticas na televisão, mas a ideia é confraternizar. Ajudar ao próximo. Levar algo bom ao mundo.

Então, neste ano meu desejo é melhorar para que o mundo ao meu redor também melhore. Quero fazer a diferença, um pouco de cada vez. Ser honesto e exigir o mesmo posicionamento dos meus clientes é o primeiro passo. Desempenhar bem tudo aquilo que me proponho a fazer. Não pensar só em trabalho, mas também não chorar na cama pela manhã quando chegar a segunda-feira. Quero ser pleno.

E esta não é uma promessa de fim de ano. Tampouco a visita de um espírito da DCTF passada, (ops!), do Natal passado. É um desejo mais profundo, perene. O presente que eu quero é manter essa sensação por todos os 12 meses que virão. Nada mais de difamar a Dirf após a tequila, nem de enlouquecer com o Imposto de Renda. Participar de palestras e cursos não será mais um mal necessário: será uma oportunidade de aprender mais e manter a mente ativa.

Sei que as cobranças ainda virão de todos os lados, mas vou estar calmo e pronto quando elas chegarem. Quero ser amigo dos meus colegas de trabalho e profissão, trocar ideias e ajudar quando eu puder. Não esperamos retribuição, mas para cumprir aquela meta de fazer um mundo melhor. No que depender de mim, 2017 será um ano melhor. Muito melhor.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022