Com o advento da era digital a relação do consumidor e empresa mudou drasticamente. Agora, com alguns cliques e em qualquer lugar, o público tem acesso a diversos produtos. Nesse cenário, a experiência do cliente se tornou algo central para as empresas. Ela abrange não apenas o valor material e monetário de produtos e serviços, mas também todas as impressões que ficaram durante o processo.
Isso envolve a promoção antes da compra e o suporte após a aquisição. A experiência do cliente se concentra na criação de valor que vai além do esperado pelo consumidor. O foco é se concentrar em eliminar os pontos negativos ou em gerar pontos positivos, a fim de trazer mais qualidade e alcançar um padrão elevado de entrega.
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A experiência do cliente pode ser definida como a percepção consciente e inconsciente do cliente em relação à marca, formada pelo resultado de todas as interações do consumidor com a organização no ciclo de vida do cliente. Isso abrange, principalmente, as impressões que o consumidor tem ao entrar em contato com um produto ou serviço.
Quando se trata de gerenciamento da experiência do cliente temos um esforço para melhorar a satisfação, engajamento e suporte do usuário, projetando e fornecendo interações que atendam ou excedam as expectativas do público. Podemos destacar a interação e o diálogo para manter a proximidade com os consumidores.
Isso não se limita aos serviços pela internet. Ao fornecer uma compreensão abrangente do cliente e proporcionar uma experiência personalizada, a divulgação da marca e a lealdade do cliente podem ser muito mais efetivas. Lembrando que as opiniões dos consumidores são primordiais para a tomada de decisão estratégica.
De fato, a experiência do cliente é um importante diferenciador no mercado altamente competitivo e estreitamente conectado de hoje. Há claramente um valor comercial no gerenciamento eficaz da qualidade relacional com o público e a fidelização. O emprenho adequado nesse objetivo oferece os seguintes benefícios:
O ponto de ligação entre a experiência do cliente e a sua fidelização é a capacidade de atender as suas demandas de forma diferenciada. Para fornecer valor máximo em cada ponto de contato e melhorar a experiência do cliente, análises apropriadas devem ser construídas em cada estágio do ciclo de vida do consumidor.
Dessa forma, se torna viável entregar a mensagem certa no lugar certo, na hora certa. Todas as etapas são importantes: consideração inicial, avaliação detalhada, decisão de compra e experiência pós-compra. Cada estágio é uma oportunidade de melhorar a experiência do cliente, bem como também oferecer uma oportunidade de obter mais conhecimento, insights e feedbacks para o próximo processo de marketing.
Após uma compreensão completa do cliente, personalize cada interação com ele, tendo como base esse conhecimento. É importante se concentrar não apenas no próprio consumidor, mas também na situação dele. Continuar adicionando novas fontes e enriquecendo os dados principais existentes é especialmente eficaz ao direcionar-se ao público.
Ao levar em consideração a situação atual do cliente, é possível fornecer ofertas apropriadas, recomendações, conselhos e serviços no momento mais apropriado. Os clientes de hoje têm um nível sem precedentes de presença, influência e escolha. Se você não fornecer uma mensagem personalizada, relevante e atraente em tempo hábil, eles sairão rapidamente.
Para melhorar a experiência do cliente é preciso ter o suporte de boas práticas e tecnologias. Veja mais logo abaixo!
Para oferecer uma ótima experiência do cliente, você precisa mais do que nunca entendê-los melhor. Isso significa que um perfil completo do consumidor deve ser criado e mantido continuamente. Esse cuidado torna possível compreender e medir de forma abrangente o seu comportamento em todos os pontos de contato em vários canais.
Quanto mais profunda a compreensão do cliente, mais eficaz a oferta pode ser. Da mesma maneira que ofertas mais apropriadas consolidam a relação com o cliente e melhoram as métricas de lealdade e retenção. Sabemos que o perfil de um usuário pode sofrer mudanças com o passar do tempo, logo, tendo uma proximidade constante se torna viável identificar com precisão qual demanda está emergindo.
As empresas tradicionalmente utilizam dados estruturados, como atributos demográficos, transações e logs. Atualmente, novos tipos de dados, como mídia social, vídeo, sensores e informações de localização, também devem ser importados e usados em cooperação com vários canais. Também é necessário utilizar os históricos de contato.
A resposta a transações se torna mais consistente quando se utiliza certificados digitais. Os consumidores esperam transparência, rapidez e segurança ao realizar um fechamento de contrato de serviços, por exemplo. Sendo a assinatura digital uma ferramenta atrelada ao certificado que permite comodidade e praticidade, dando uma experiência completa aos usuários.
As emoções pautam o comportamento dos clientes por toda sua jornada de compra. Isso pode induzi-los a concluir a aquisição ou desistir da compra. Por isso, o mapeamento de todo o processo de compra é fundamental para obter uma melhor percepção dos aspectos que influenciam os consumidores a ficarem indecisos, incomodados ou insatisfeitos, por exemplo. Sempre visando otimizar o relacionamento com o cliente.
Assim, para consolidar uma boa experiência do cliente fique atento aos feedbacks fornecidos por ele, bem como o pós-vendas que é essencial para acompanhar o nível de satisfação. Também não esqueça de responder as solicitações prontamente, quanto maior a proximidade com as demandas do público, melhor a probabilidade de fidelização.
E então, gostou? Após ter conferido este artigo, veja 5 dicas para melhorar a experiência do cliente com o Portal de Assinaturas. Até mais!
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