Inicialmente, a ferramenta está funcionamento só em Brasília. Contudo, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, promete que o programa será estendido a todo o País até o fim de 2014.
A mudança representa grande facilidade para os contadores, uma vez que o processo de fechamento das empresas deverá ser feito de forma eletrônica. Isso evitará filas e longas esperas, sem contar o deslocamento físico, tanto dos profissionais da Contabilidade quanto dos empresários. Com a Certificação Digital o encerramento da empresa poderá ser feito do próprio computador, sem a necessidade do comparecimento à Junta Comercial do Estado.
O governo pretende unificar todas as Juntas Comerciais do Brasil, para facilitar o repasse de informações. A Receita Federal também anunciou que permitirá que a cobrança das dívidas das empresas seja transferida para o CPF do empresário, justamente para agilizar o processo de baixa do CNPJ.
Hoje, existem cerca de um milhão de empresas inativas no Brasil, segundo estima o governo, mas, como não há um controle rígido deste cenário, a obtenção de uma estatística precisa do desenvolvimento das empresas brasileiras fica prejudicada.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…