Categorias: Humor Contábil

Filme Tô Ryka: a importância da conduta ética na Contabilidade

No dia 22 de setembro, estreou nas salas de cinema de todo o Brasil o filme “Tô Ryca”, que conta a história de Selminha (Samanta Schmütz), uma frentista que tem a chance de deixar seus dias de pobreza para trás ao descobrir uma herança de família. Mas para conseguir colocar a mão na grana, ela terá que cumprir o desafio lançado por seu tio de gastar 30 milhões de reais em 30 dias, sem economizar nada e nem contar para ninguém.

O que parece ser fácil se torna uma missão quase que impossível. Por isso, entra em cena o Contador Ulysses (Marcus Majella), que, ao verificar que a amiga só havia conseguido gastar menos de R$ 1 milhão por dia, decidiu ajudá-la a “gastar mais” e, ainda assim manter o controle . Tudo pela bufunfa!

Tanto na comédia que está fazendo muito sucesso nas telas quanto na vida real, quando o assunto é dinheiro, sempre está envolvido algum tipo de emoção – raiva, empatia, tristeza, ganância, medo, remorso, afinal o ser humano não é um computador capaz de “calcular a racionalidade” envolvendo o dinheiro.

No filme, as mesmas pessoas que oferecem o acordo para Selminha tentam de alguma forma passá-la para trás, com práticas de fraude, que é toda ação praticada com a intenção de causar dano à outra pessoa. Tal conduta é resultado da aplicação de inteligência, com planejamento, organização, administração e execução, para cometer o procedimento ilícito, reprovado pelas leis, pela moral, pelos bons costumes e pela ética.

Mas, o que é fraude?

Na prática, fraude é a tentativa de ocultar a verdade e escapar ao cumprimento do dever. Exemplos de fraudes são: apropriação indébita, chantagem, sonegação fiscal, estelionato, mentira etc.

No que diz respeito à Contabilidade, a fraude é caracterizada por uma atitude (voluntária ou involuntária) que prejudica a escrituração ou as demonstrações contábeis. O profissional que não segue os padrões éticos da sociedade pode se dar mal. No desfecho final do filme o Contador surpreende a todos com uma atitude considerada mais ética no processo.

Além de não praticar o exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento e confiabilidade (o famoso dormir sem culpa), toda vez que há suspeita de falha na postura de um profissional da Contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC entra em ação visto que a fiscalização do exercício da profissão, junto com o registro, é a principal função executada pelo CFC, com o apoio de seus 27 conselhos regionais.

Dependendo da situação, o órgão instaura um processo e é definida a penalidade, advertência ou até mesmo cassação do registro. Aí está a importância da ética e da moral, que lado a lado, representam as normas e princípios que norteiam a boa conduta do bom contador.

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign: descontos que já valem o investimento.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022