A Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE lançou no dia 26 de fevereiro, um programa para o micro e pequeno empresário dar baixa de sua empresa inativa em todo o País, sem burocracia, por meio do Portal Empresa Simples (PES) (www.empresasimples.gov.br).
De acordo o ministro da SMPE, Guilherme Afif Domingos, o programa Bem Mais Simples Brasil possui cinco pontos fundamentais: eliminar exigências que se tornaram obsoletas com a tecnologia; unificar o cadastro e identificação do cidadão; dar acesso aos serviços públicos em um só lugar; guardar informações do cidadão para consultas e resgatar a fé na palavra do cidadão, substituindo documentos por declarações.
Uso do Certificado Digital
Quem utilizar o Certificado Digital no PES poderá ser atendido completamente pela internet, sem a necessidade de se deslocar para resolver pendências ou entregar documentos, até mesmo para abrir uma empresa, nos casos de solicitações de baixa complexidade ou de risco. É o próprio sistema que avalia.
De acordo com o PES, 90% das solicitações são classificadas como de baixa complexidade ou baixo risco. Ou seja: pode-se afirmar que a grande maioria dos empreendedores e das empresas poderá ter, mediante o uso do Certificado Digital, acesso aos serviços do portal integralmente pela internet, com segurança e menor custo.
Cenário da PME no Brasil
De acordo com o Empresômetro, atualmente, o Brasil possui 16.008.309 de micros e pequenas empresas registradas, sendo que 15.209.219 são matrizes e 799.090 filiais. Desse montante, 90% estão ativas. As empresas inativas correspondem a 2.313.910 – um pouco a mais que o número de habitantes da cidade de Manaus-AM, que são aproximadamente 2.020.301, segundo dados do IBGE de 2014.
No conjunto, elas somam mais de R$815 bilhões de faturamento anual e são responsáveis por R$71 bilhões em arrecadação de impostos. 35% das empresas estão enquadradas no Simples Nacional; 34% são microempreendedores individuais; e 31% adotaram o regime normal de tributação, de acordo o Empresômetro.
O Estado de São Paulo concentra 27,7% das micros e pequenas empresas, o que representa 800 mil a mais que a população da Região Metropolitana de Campinas-SP. Em seguida vem Minas Gerais, com 10,4%; Rio de Janeiro, com 8,7% e Rio Grande do Sul, com 7,6%.
Os setores de comércio e serviço predominam no atual cenário empresarial brasileiro, com 45,7% e 44,2%, respectivamente. O setor da indústria representa 8,2% dos micro e pequenos empresários, e o agronegócio 2%.
Você tem Certificado Digital? O Portal de Assinaturas Certisign é uma plataforma de serviços que permite a assinatura de qualquer documento por meio do Certificado Digital ICP-Brasil. Com apenas alguns cliques e com total validade jurídica. Experimente gratuitamente o Portal de Assinaturas Certisign
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…