Dezembro é um mês atípico para a maioria das pessoas. Junto com ele vem a sensação de um ciclo sendo finalizado, uma esperança de renovação, o cansaço de um ano inteiro, a satisfação em decidir a ceia do natal, a festa de fim de ano, as listas de presentes e, infelizmente, mais dívidas.
Para a Fecomercio, em uma pesquisa recente sobre endividamento e poupança, os brasileiros não estão conseguindo poupar, apesar de ter diminuído o valor de suas dívidas, que hoje chega a 800 bilhões.
A queda no endividamento ainda não é tão significativa, segundo o Banco Central. O comprometimento de renda das famílias caiu de 21,8% em Novembro, para 20,9% em Dezembro, isso sem os descontos dos empréstimos imobiliários. Mas por que não começar mudando esse cenário com pequenas atitudes? Não deixe para 2017 o que você pode mudar agora em Dezembro.
Se você souber usá-lo com sabedoria, poderá começar o ano mais “desapertado”. Isso, se ao invés de ficar se sentindo com mais dinheiro e disposto a gastar com supérfluos, você der preferência por quitar as dívidas que já existem ou aquelas que são de praxe como IPVA, IPTU, etc.
Se você é do tipo que compra com pressa, saiba que as dívidas e gastos excessivos chegam mais rápidos até você. Faça uma lista com todos os presentes que você precisa comprar e separe um dia ou algumas horas para fazer isso com calma. Essa atitude elimina as compras por impulso que terminam em arrependimento. A calma permite mais pesquisa de preços!
As promoções nessa época nem sempre são arrebatadoras e imperdíveis. Na maioria das vezes, elas são feitas apenas para seduzir os indecisos. Muitas são até enganosas, como acontece também na Black Friday. Por isso, é bom pesquisar bastante para evitar gastar mais que o necessário e com algo que de fato valha a pena.
Se não está sobrando tanto dinheiro assim, não adianta tentar mostrar fartura na ceia só para se exibir. Combine com os amigos e familiares para que cada um leve um prato, uma bebida ou a sobremesa e não invente de bancar toda a ceia sozinho(a). Afinal, o espírito da época pede para compartilhar.
Por que não, aproveitar os descontos especiais do Clube de Vantagens da Certisign para ter uma lista de presentes mais animadora? Veja alguns exemplos:
Aproveite todas essas dicas e fuja de um dezembro endividado. Elas serão úteis para você iniciar o ano mais “folgado”, com o orçamento mais em dia. Juízo nas compras e Boas Festas!
Se você não é cliente, adquira seu Certificado Digital agora. Além dos benefícios do produto, os descontos no Clube de Vantagens, já compensam o investimento.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…