Gerenciamento de carteira de clientes

Ao longo dos anos, todos os profissionais que atuam no setor de prestação de serviços vão conhecendo novos clientes, interagindo com eles e, muitas vezes, cativando-os. Assim, começam a formar a sua carteira de clientes, o que no futuro pode vir a ser fundamental para o desenvolvimento da carreira, visto que este é o seu maior patrimônio.

Essa chamada “carteira de clientes” pode ser a razão de sua contratação em uma grande empresa, de um convite para assumir a sociedade no escritório ou mesmo ser um ponto decisivo para a abertura do seu próprio negócio.

Um bom atendimento é fundamental

E não estamos aqui falando apenas de simpatia. O que fideliza o cliente é a qualidade do serviço prestado. Uma dica: evite dar desculpas por algo que foi feito errado. Assuma o erro, corrija e busque formas de prevenir que este e outros equívocos ocorram. É bom evitar o desgaste da relação Contador/Cliente.

Ética deve ser levada muito a sério

Uma carteira de clientes rechonchuda mostra também a credibilidade do profissional, afinal as pessoas ou empresas para as quais você trabalha aprovam o seu trabalho ou já teriam migrado para um concorrente. Mas vamos por partes: é preciso salientar que a ética deve ser levada muito a sério neste processo. “Roubar” clientes é um ponto delicado. Se o Contador é funcionário de um escritório e atende a uma empresa ou mesmo pessoa física que gosta do seu trabalho e, porventura, decida continuar sendo atendido por ele mesmo se este profissional sair do escritório onde atua, tudo bem. Mas falar mal da empresa na qual trabalhava, queimar colegas ou sabotar ações de concorrentes propositalmente é grave e passível de punição pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC e, em casos mais graves, até mesmo pela Justiça.

Qual é o seu diferencial?

Tenha um diferencial. Se sobressaia aos demais, de forma honesta e limpa. Este pode ser um exercício de reflexão: qual atitude minha, que ninguém mais fez até hoje, ajudaria o meu cliente? Ao achar esta resposta, o Contador saberá uma estratégia para ganhar cada vez mais mercado e, porventura, clientes.

O fundamental é usar a sua competência para cativar as pessoas com o seu bom trabalho, profissionalismo e excelente atendimento. Lembre-se: o consumidor da Contabilidade não necessariamente entende do assunto e por muitas vezes precisará de explicações sobre o que está sendo feito, porque está sendo feito e de que forma ele aplicará essas informações em seu negócio, especialmente quando lidamos com empresas do Simples Nacional.

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