Uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) coordenado pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBPQ) e em parceria com o Sebrae revelou o número de Empreendedores cresceu no Brasil. São quase 52 milhões de Empreendedores no país, o que significa que a cada 5 adultos, 2 são já empreendem. Além disso, o levantamento também mostrou que o número de Empreendedorismo por oportunidade foi maior que o por necessidade no ano de 2018.
Empreender é cada vez mais comum, especialmente para os jovens que buscam oportunidades em diversos segmentos e mercados e querem mostrar todo o seu trabalho, criatividade e inteligência na hora de criar um novo negócio. No entanto, para ter sucesso como Empreendedor é necessário conhecer tudo sobre esse universo, incluindo os jargões. Neste artigo vamos listar 30 desses termos que todo Empreendedor precisa conhecer.
A sigla para Micro Empreendedor Individual ocupa o primeiro lugar de nossa lista por ser um dos principais meios utilizados por quem quer trabalhar por conta própria e empreender.
A sigla que ocupa o segundo lugar é a PME (Pequenas e Médias Empresas). Quem inicia no Empreendedorismo pode abrir uma pequena empresa se possuir entre 10 e 49 funcionários. Assim que o negócio começa a crescer pode se tornar uma média empresa com um quadro de funcionários de 50 a 249 colaboradores.
CFO é a sigla de Chief Financial Officer, cargo do diretor financeiro de seu negócio, que normalmente é ocupado por um sócio.
Em tradução literal, o “capital semente” nada mais é que do os recursos captados na fase inicial de seu negócio.
São todas as ações realizadas como objetivo de levantar recursos financeiros para a sua empresa. Podem ser empréstimos, investidores-anjos, fundos de investimento, entre outros.
Para estar inserido no universo do Empreendedorismo é preciso que você saiba que investidor-anjo é a pessoa que usa de capital próprio para investir em empresas com alto potencial de crescimento.
A incubadora é uma empresa ou um projeto que tem como objetivo desenvolver pequenas e microempresas. São ideais para aqueles que precisam de conhecimento para estruturar sua empresa ou negócio, mas não tem muito tempo.
Quem quer iniciar no ramo de Empreendedorismo social tem como meta estruturar ou criar negócios que propõem soluções criativas e inovadoras para problemas ambientais ou sociais. Esses negócios têm fins lucrativos e pretendem realizar transformações sociais verdadeiras.
O termo designa o profissional que empreende dentro de uma organização na qual é colaborador. É ele quem identifica os problemas e pontua as oportunidades de crescimento para a empresa na qual atua.
O termo é usado para a capacidade que o seu negócio tem de replicar um serviço ou produto para atender assim um grande público ou mercado consumidor.
Em tradução do inglês o termo significa “estágio inicial”, e designa empresas que estão no começo de sua existência. As que possuem até 3 anos.
É um espaço compartilhado de trabalho no qual diversas empresas atuam e podem trocar conhecimento e networking.
O termo é bem conhecido até mesmo por quem não é do Empreendedorismo. Designa uma rede de contatos e é uma maneira eficiente de ampliar relacionamentos profissionais.
O termo vem do inglês e significa Fusões e Aquisições. É uma estratégica corporativa para divisão, combinação, venda e compra de diferentes empresas.
Uma maneira colaborativa que os Empreendedores encontraram para ter geração de conteúdo, desenvolvimento de novas tecnologias, solução de problemas, entre outros.
O termo designa a obtenção de capital para financiamento coletivo feito por pessoas físicas.
Na hora de abrir o seu negócio é preciso ter atenção aos recursos financeiros que serão usados para cobrir todos os custos da empresa. O capital de giro é o nome dado a esse recurso utilizado até que a receita dos clientes comece a chegar.
Outro termo em inglês muito usado no Empreendedorismo é o Break Even, ou ponto de equilíbrio, em sua tradução. Ele diz respeito à parte financeira da empresa, quando os custos são equivalentes às receitas.
Como nome já diz o discurso de elevador foi batizado com esse nome por mostrar que é possível apresentar a ideia do seu negócio no tempo de uma viagem de elevador, 30 segundos.
O Retorno sobre Investimento é muito conhecido pelos Empreendedores e são o percentual ganho em relação ao valor que foi investido.
Se você é apaixonado por séries já deve ter escutado esse termo. No Empreendedorismo ele diz respeito à criação de um negócio inovador que foi desenvolvido a partir de uma “empresa-mãe”.
Já muito conhecido, o termo ganhou fama no Empreendedorismo porque faz referência a empresas que nascem já com o projeto de terem escalabilidade, ou seja, de serem grandes empresas.
O capital de risco são recursos de investimento que duram de 5 a 7 anos e servem para apoiar pequenas e médias empresas que já estejam estabelecidas. O objetivo é financiar as expansões para que elas cresçam de maneira segura.
O termo, como o próprio nome já diz, designa alguém que valida a sua ideia, ou seja, que engaje de maneira ativa a sua empresa. Pode ser um cliente, um usuário, um assinante, entre outros.
Este é o nome dado a todas as pessoas que são impactadas pelo negócio, dos investidores e sócios aos funcionários. Entram nesse termo também os clientes e até mesmo o setor ou segmento de atuação.
Nada mais é do que um método de comparação com a concorrência. Dessa maneira se estuda as diferenças entre os negócios e é uma maneira eficaz de identificar falhas ou até mesmo de ter ideais para solucionar problemas que as duas empresas apresentam.
O Budget é o orçamento que a empresa possui para compras de equipamento, investimento em propaganda, contratação de funcionários, entre outros.
O Plano de Negócio em tradução é o documento que conta com todas as informações e estratégicas de Marketing e comunicação de sua empresa. É com ele que você apresenta seu negócio para possíveis investidores e clientes.
Do inglês Chief Executive Officer é o nome dado ao cargo mais alto da empresa, ocupado pelo fundador do negócio.
Todo empreendedor precisa conhecer o Certificado Digital, um documento digital que é a assinatura (ou identidade virtual) de pessoa física ou jurídica e que garante a segurança, autenticidade e proteção das informações trocadas.
Agora que você já viu quais são os 30 termos que todo Empreendedor deve saber, aproveite para conhecer também os benefícios do Certificado Digital. Para saber mais é só preencher o formulário abaixo.
Você pode gostar de: Seis dicas de praticidade para quem começou a empreender
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…