Ser tímido é algo aparentemente inevitável, que pode tornar mais difícil a formação de network ou mesmo a captação de novos clientes, uma vez que a desenvoltura na comunicação é fundamental para o sucesso. Se ser introvertido é uma de suas características, esse texto é para você.
Confira 8 as dicas para driblar a timidez:
- Você não precisa mudar, mas apenas aprender a mostrar o que tem de melhor. No início pode ser um pouco constrangedor, mas é uma questão de exercício e disciplina. Com o tempo, as interações vão ficando mais fáceis e mais assertivas.
- Não tem jeito: o olho no olho é fundamental. Vivemos em um mundo que está cada dia mais competitivo e no qual muitas vezes os introvertidos são engolidos por colegas com menos habilidade técnica, mas mais inteligência emocional, o que, no caso dos contadores, não prejudica apenas os profissionais da área, mas também as empresas que contratam esses prestadores de serviço.
- Seja gentil. Dificilmente as pessoas lidam bem com arrogância ou agressividade. Então atitudes assim podem fazer com que o seu público alvo desgoste de você logo de cara ou que se afaste deliberadamente. No pior dos cenários, sua imagem ainda pode ser manchada pelo boca a boca. Por isso, mantenha a humildade e seja solícito.
- Pesquise estratégias de aproximação. Há vários livros e até vídeos ensinando o que se deve fazer para conversar com as pessoas e cativá-las.
- Nem todo mundo vai te amar. É aquela história, se nem Jesus agradou a todos, não vai ser você quem vai conseguir este milagre. Então, não é o fim do mundo ser odiado por um ou por outro.
- Fale em uma linguagem que o seu público entenda. Não adianta jogar um monte de termos da sua área querendo que alguém de um setor diferente compreenda. A Contabilidade é essencial a todos os ramos, desde o setor da moda até a área da saúde. Adeque a sua linguagem para cada um deles.
- Não abra mão de sua personalidade. Não ser subserviente já é um bom começo. Seja educado, atencioso, sem prejudicar a sua essência. O que atrai outros indivíduos é justamente a originalidade, o seu diferencial. Não tenha medo de ser quem você é.
- Por fim, mas não menos importante, apresente os seus talentos ou o seu negócio de uma forma original. Pense em quantos empresários e vendedores já abordaram o seu alvo e qual a taxa de sucesso deles. Ser mais um na multidão não vai trazer o retorno desejado, então seja diferente – sem perder o bom senso. A sua apresentação muitas vezes pode ser o motivo da contratação – ou não – do serviço.
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