Guia básico de como vencer a timidez 

CONTADOR

Ser tímido é algo aparentemente inevitável, que pode tornar mais difícil a formação de network ou mesmo a captação de novos clientes, uma vez que a desenvoltura na comunicação é fundamental para o sucesso. Se ser introvertido é uma de suas características, esse texto é para você.

Confira 8 as dicas para driblar a timidez:

  1. Você não precisa mudar, mas apenas aprender a mostrar o que tem de melhor. No início pode ser um pouco constrangedor, mas é uma questão de exercício e disciplina. Com o tempo, as interações vão ficando mais fáceis e mais assertivas.
  2. Não tem jeito: o olho no olho é fundamental. Vivemos em um mundo que está cada dia mais competitivo e no qual muitas vezes os introvertidos são engolidos por colegas com menos habilidade técnica, mas mais inteligência emocional, o que, no caso dos contadores, não prejudica apenas os profissionais da área, mas também as empresas que contratam esses prestadores de serviço.
  3. Seja gentil. Dificilmente as pessoas lidam bem com arrogância ou agressividade. Então atitudes assim podem fazer com que o seu público alvo desgoste de você logo de cara ou que se afaste deliberadamente. No pior dos cenários, sua imagem ainda pode ser manchada pelo boca a boca. Por isso, mantenha a humildade e seja solícito.
  4. Pesquise estratégias de aproximação. Há vários livros e até vídeos ensinando o que se deve fazer para conversar com as pessoas e cativá-las.
  5. Nem todo mundo vai te amar. É aquela história, se nem Jesus agradou a todos, não vai ser você quem vai conseguir este milagre. Então, não é o fim do mundo ser odiado por um ou por outro.
  6. Fale em uma linguagem que o seu público entenda. Não adianta jogar um monte de termos da sua área querendo que alguém de um setor diferente compreenda. A Contabilidade é essencial a todos os ramos, desde o setor da moda até a área da saúde. Adeque a sua linguagem para cada um deles.
  7. Não abra mão de sua personalidade. Não ser subserviente já é um bom começo. Seja educado, atencioso, sem prejudicar a sua essência. O que atrai outros indivíduos é justamente a originalidade, o seu diferencial. Não tenha medo de ser quem você é.
  8. Por fim, mas não menos importante, apresente os seus talentos ou o seu negócio de uma forma original. Pense em quantos empresários e vendedores já abordaram o seu alvo e qual a taxa de sucesso deles. Ser mais um na multidão não vai trazer o retorno desejado, então seja diferente – sem perder o bom senso. A sua apresentação muitas vezes pode ser o motivo da contratação – ou não – do serviço.

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