Com a aprovação do sistema de Teletrabalho, a opção de trabalho home office (ou seja, trabalhar de casa) vem se tornando uma realidade cada vez mais comum para os brasileiros, o que inclui os Advogados. Mas a pergunta é: home office para os Advogados é realmente possível?
A resposta é sim, tanto para Advogados iniciantes como para escritórios maiores que desejam otimizar o espaço físico, mas é preciso se atentar a alguns fatores para que realmente seja possível trabalhar de casa de maneira eficiente.
Home office para Advogados
Adeus trânsito!
Para aqueles que atuam nos grandes centros, chegar ao escritório pode ser um desafio, principalmente nos dias chuvosos ou véspera de feriados prolongados. Com o home office, essas horas perdidas no trânsito podem ser convertidas em trabalho ou mesmo em um pouco mais de sono para aumentar a disposição para as atividades do dia.
Redução de custos
Para o Advogado iniciante ou para aqueles que trabalham sozinhos, não ter que bancar os custos de aluguel de sala, condomínio, estrutura de informática, copeiro, entre outros diversos serviços ajuda (muito) e possibilita, até mesmo, oferecer preços mais competitivos para os clientes.
Já para escritórios mais estruturados, a possibilidade de que parte da força de trabalho não fique alocada no escritório 100% do tempo, faz com que seja possível optar pelo aluguel de um espaço menor, além de favorecer para economia de recursos (energia, água, papel, etc).
Produtividade dos Advogados pode aumentar
No geral, quando o profissional consegue estabelecer uma boa rotina no trabalho home office, a tendência é que a produtividade aumente: as horas que ele não perde no trânsito, no café, em reuniões extensas, etc. Isso sem contar que, se o trabalho for focado, o profissional conseguirá finalizar as demandas de trabalho de um dia em muito menos do que 8 horas, e isso pode ser um grande fator de motivação.
Mas… é preciso ser organizado e ter infraestrutura também!
Evite problemas com o local de trabalho
Não determinar um local específico na casa para executar o trabalho, deixar fios aparentes e emaranhados, muitos papéis na mesa, são fatores que atrapalham o andamento das atividades e devem ser evitados.
Além disso, a partir do momento em que é decidido que se vai se trabalhar home office seja 100% do tempo ou somente parte da semana, é fundamental rever o plano de internet (isso é fundamental para peticionar eletronicamente), verificar se a iluminação do ambiente sob trabalho é adequada, se o sistema de telefonia é de qualidade para as interações do dia a dia.
Invista em equipamentos de qualidade
Ou seja, é preciso ter uma infraestrutura básica, e neste contexto, precisamos falar também de ergonomia.
Um a cadeira ruim, uma tela de computador mal posicionada, entre outras questões de ergonomia que geralmente são verificadas nas empresas, também precisam ser cuidadas para evitar problemas de saúde que possam comprometer o andamento do trabalho. Vale então consultar as normas técnicas referentes a este tema.
Outro ponto importante é a questão do isolamento
Para algumas pessoas pode ser negativo passar todos os dias fechado em casa trabalhando e não interagir pessoalmente com os clientes ou colegas de trabalho. Por isso, é importante marcar reuniões periódicas e, caso haja um escritório base, passar alguns dias da semana nele com outros Advogados, mesmo que por algumas horas, para interagir com os pares e clientes.
Se você já teve alguma experiência com home office, conta pra gente nos comentários!
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