Imposto de Renda: como separar a Pessoa Física da Pessoa Jurídica

A declaração do Imposto de Renda 2018 já começou e, com ela, surgem as dúvidas daqueles que têm uma empresa, mas não sabem como separar a declaração da Pessoa Física (PF) da Pessoa Jurídica (PJ). A principal delas é saber se um sócio de uma empresa ou quem trabalha como PJ precisa entregar a declaração como PF. A resposta? Sim! Mas como distinguir um do outro?

Como separar a Pessoa Física da Pessoa Jurídica:

1 – Ao falar com o seu Contador, peça que ele prepare um informe de rendimentos para que você declare o seu Imposto de Renda como pessoa física. Lembre-se que deve ser ele o responsável a realizar a declaração de IR da sua empresa.

2 – Quando você começar a preencher a sua declaração, é importante citar no formulário seu número de cotas na empresa, bem como o valor total das mesmas. Isso deve ser descrito na ficha “Bens e Direitos” no informe de rendimentos. Localize o código 32 (“Cotas ou quinhão de capital). Não esqueça de preencher o nome e, claro, o CNPJ da sua companhia.

3 – Na sequência, declare os rendimentos obtidos com sua a empresa: é possível informar essa receita em duas categorias: pró-labore ou dividendos. Isso vai depender da maneira como esses rendimentos vierem no informe de rendimentos.

4 – Se você declarar os valores recebidos como lucros e dividendos, os mesmos serão isentos de Imposto de Renda na sua declaração de PF. No entanto, fica a dica: siga o que foi determinado pelo seu Contador para não cair na temível malha fina.

5 – Caso você queira declarar o IR como pró-labore, opte pela ficha “3 – Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Para executar essa tarefa, clique em “Novo” e adicione os “Dados da Fonte Pagadora”.

6 – Se você declarar seus rendimentos como lucros e dividendos, escolha a ficha “4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e depois opte pelo código “5 – Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes”.

Declaração pré- preenchida com Certificado Digital

Os contribuintes podem utilizar o Certificado Digital para o envio do IRPF 2017 e, com isso, usufruir da declaração pré-preenchida. As informações, neste caso, são preenchidas pelo Fisco, de acordo com as transações realizadas no CPF do declarante. O melhor é que, depois do envio, caso note qualquer divergência, é possível corrigir o erro na hora.

E MEIs precisam declarar Imposto de Renda?

Sim, o Microempreendedor Individual (ou MEI) também precisa declarar o Imposto de Renda.

Isso acontecerá caso ele esteja inserido em uma das condições de obrigatoriedade determinadas pela Receita Federal para a entrega do documento. Dessa forma, será necessário prestar contas ao fisco e incluir na declaração os rendimentos recebidos neste regime.

O principal: caso o microempreendedor faturar R$ 40 mil de remuneração, ele precisa fazer a declaração de IR como Pessoa Física. E, ao realizar o processo, ele precisa incluir seus dados PJ na ficha cadastral.

Para saber como realizar essa declaração de IR da forma correta, é importante que o MEI tenha um Contador à disposição. Esse profissional irá orientar todos os passos no momento do preenchimento dos formulários e como enviar a documentação da forma correta.

Por isso, antes de realizar todo o procedimento, fale com o seu Contador antes. E bons negócios!

Esse conteúdo sobre Imposto de Renda para empreendedor foi útil para você? Se quiser receber outros materiais relacionados, basta preencher o nosso cadastro logo abaixo.

Fontes: Exame / PEGN

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022