Categorias: CONTADOR

Impostos não tiram férias

Impostos, taxas, contribuições… Os tributos são obrigatórios e impositivos para todas as pessoas, físicas e jurídicas. Basta pensar que desde a hora que levantamos e acendemos a luz, estamos pagando tributos. Na hora do café da manhã, está lá o tributo embutido no preço do pãozinho nosso de cada dia. Ao ir ao trabalho, seja de trem, metrô, ônibus ou carro, estamos pagando tributos. E é assim durante todo o dia, até o momento de dormir. Não é à toa que somos chamados de contribuintes.

Apesar dessa convivência diária com a pesada carga tributária brasileira, muitas pessoas desconhecem esse cenário. Porém há um profissional que é obrigado a lidar com ele diariamente: o Contador.

Contador e tributos

Ele é responsável por manter em ordem todas as obrigações acessórias, do primeiro ao último dia do ano; tentar minimizar a carga fiscal dos empreendedores, calcular e controlando os impostos de acordo com os preceitos da extensa legislação; traduzir dados fiscais e deixá-los acessíveis a clientes, a maioria leigos no assunto; e fechar a folha de pagamento dos empregados… Ufa! É… o dia a dia de um Contador não é nada fácil! Ainda bem que uma vez por ano é possível sair da rotina.

De fato, todos nós gostamos e precisamos das tão sonhadas férias, não é mesmo? Mas o Contador deve lembrar ao seu cliente que imposto não tira férias. Muito pelo contrário: ele não dá descanso. E é preciso ficar atento a esta importante questão nas empresas.

Quem tem direto a férias?

Assim, O Contador que fica encarregado de verificar o merecido descanso de outros empregados deve ter atenção às leis trabalhistas, porque todo funcionário tem direito a férias depois de completar um ano de carteira assinada. Mas a empresa não é obrigada a conceder o período de descanso assim que a pessoa faz um ano de casa. Pela lei, o empregador tem mais um ano para liberar as almejadas férias. Mas, caso esse tempo expire no intervalo de um ano e o trabalhador não goze de suas férias, ele deverá receber um salário a mais, além do que já é pago normalmente.

Um fator que pode mudar o rumo das férias é o afastamento por doença ou acidente. Nesse caso, não tem direito ao descanso o funcionário que ficar afastado do trabalho por mais de seis meses.

Normalmente, as empresas permitem que seus funcionários escolham o período de tirar férias, mas quem bate o martelo é sempre o empregador. Outra dica é sobre o aviso de férias, que deve ser feito com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Além disso, é proibido por lei iniciar férias em dias em que o funcionário não trabalha. Se a jornada dele é de segunda a sexta, as férias não podem ser iniciadas em sábados, domingos ou feriados.

Casos excepcionais de férias

Todo trabalhador tem direito a 30 dias de férias, correto? Portanto, o empregador não pode quebrar o mês em três períodos de 10 dias, por exemplo. A lei prevê que em casos excepcionais as férias sejam concedidas em dois períodos, sendo que um dos quais não poderá ser inferior a 10 dias. Mas isso só em casos “excepcionais”. Por fim, nada melhor do que férias com a sensação de dever cumprido. Então, o Clube do Contador, faz questão de desejar excelentes férias a quem já pode gozá-las.

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022