O Direito tem passado por significativas mudanças nos últimos anos. Cada vez mais o(a) Advogado(a) têm entendido que precisam se dedicar a fazer o que importa – Advogar – e, para ter mais tempo disponível, é imprescindível contar com a ajuda da tecnologia além do apoio de profissionais de gestão, no caso dos escritórios de médio e grande porte.
Assim, para aqueles que continuam controlando os prazos com planilha excel, que acreditam que o boca a boca deve ser a única ferramenta de divulgação do trabalho e que consideram tecnologia gasto e não investimento, em 2020 recomendamos repensar com cautela estas posições para poder estar apto a concorrer neste mercado de mais de um milhão de profissionais no Brasil. Confira:
Tecnologia nos escritórios de Advocacia
Softwares jurídicos
Já são mandatórios na vida do Advogado, não importa o tamanho do escritório. Eles trazem inúmeros benefícios para a gestão e acompanhamento dos processos, auxiliam no cadastro de clientes e parceiros, geram documentos de cobrança e, um dos benefícios de maior importância, fornecem dados para que o Advogado possa entender informações fundamentais para o negócio, tais como ciclo de vida dos processos e dos contratos com clientes, entre outros que podem ajudar a traçar metas para o futuro.
Lawtechs e Legaltehcs
As startups voltadas para trazer inovações para o mundo jurídico estão cada vez mais em alta, e é preciso estar de olho para as novidades que elas estão trazendo para este mercado.
Vale a pena acompanhar o site e a programação da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), para conhecer estas empresas, o que elas estão fazendo, e entender o que pode ser relevante para seu escritório.
Inteligência artificial
É um tipo de inteligência capaz de compilar dados, resultados, aprender com eles e pensar a partir de um banco de dados. Por isso, pode ser muito útil na Advocacia como fonte de pesquisa e para auxiliar em tarefas mecânicas, ajudando os escritórios a potencializar eficiência com equipe mais enxuta.
Este é outro tema que continuará na agenda de inovação dos Advogados em 2020 e deve estar no radar.
Flexibilidade e mobilidade
Outra tendência que permanece é uma maior flexibilidade na forma de trabalhar, usando a tecnologia a favor.
Escritórios menores, oferecendo a oportunidade aos Advogados de trabalhar home office alguns dias, ou mesmo espaços coworking são ideias que vêm sendo adotadas seja para diminuir custos, seja para manter funcionários mais motivados.
Para tanto, é fundamental fazer uso de tecnologias como o armazenamento em nuvem, as videochamadas, além de muitas outras que tornam possível trabalhar de qualquer lugar.
Portal de Assinaturas OAB
O Portal de Assinaturas Certisign, por exemplo, permite aos profissionais assinar documentos com validade jurídica de qualquer lugar, entre outros benefícios. Além disso, quem tem Certificado Digital emitido pela AC-OAB pode assinar gratuitamente, por mês, 100 documentos no Portal de Assinaturas OAB.
Marketing jurídico
Apesar das restrições impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a propaganda e publicidade dos Advogados, ainda há inúmeras possibilidades a serem exploradas por meio do Marketing de Conteúdo.
Além disso, é preciso estar sempre acompanhando as mudanças, pois a OAB começa a flexibilizar alguns pontos (como a questão do anúncio via Google Ads, por exemplo), e outras novidades podem estar a caminho em 2020.
Em outras palavras, o Direito deve continuar em franca modernização no ano que está se iniciando. Informação e conhecimento destas novidades é um diferencial essencial para os Advogados.
Para receber mais conteúdos como este é só preencher o formulário abaixo.
Você pode gostar de: Como usar a Assessoria de Imprensa para divulgação do trabalho do Advogado e de escritórios
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!