A ideia de que a Inteligência Artificial irá absorver as práticas contábeis tem deixado muitos profissionais da área com certa expectativa sobre o futuro, que parece incerto. Mas, não há motivo para pânico, pois diversos especialistas têm enfatizado que apenas as atividades mecânicas, de pagamento de impostos e envio de obrigações acessórias deverão ser repassadas aos sistemas da informação. E a Contabilidade em si é muito mais do que isso.
O assunto inclusive foi o eixo central das palestras da 7° Semana Paulista da Contabilidade, realizada no período de 19 a 22 de setembro pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, que adotou o lema: “Contabilidade Digital: Inovação, Estratégia e Desafios”.
No evento, o renomado professor Nelson Carvalho aconselhou os Contadores a deixarem de ser generalistas e a se especializar em um tema, buscando ser o melhor no seu segmento.
“Com a imensa quantidade de leis e decretos que precisamos conhecer e acompanhar diariamente torna-se impossível ser bom em tudo. Escolhendo uma área, o profissional conseguirá dominá-la melhor e desempenhar um trabalho mais eficiente, como ocorre com diversas outras profissões. Ou vocês chamariam um engenheiro mecânico para construir sua casa?”, indagou Carvalho.
A ideia foi compartilhada por Gilberto Cunha Júnior, especialista em Marketing Contábil, ao explicar que a melhor forma de crescer e angariar novos clientes é focar em um determinado nicho e oferecer soluções de problemas para este público. E, de acordo com Gilberto Cunha, os principais problemas que os empresários enfrentam hoje em dia são a falta de tempo e o excesso de trabalho para gerenciar a parte contábil e administrativa do seu negócio. Desperdiçam tanta energia com isso, sendo que esta poderia ser empregada no exercício da sua atividade principal.
E é aí que entra a Inteligência Artificial. O papel de auxiliar na gestão do negócio será do Contador, que poderá se dedicar a isso se não tiver que lidar com obrigações acessórias, por exemplo. Essa é a essência da Contabilidade: observar as informações que os números fornecem e enxergar possibilidades de melhorias, evitando a ameaça de futuros problemas.
O especialista em Inteligência Artificial, Ronaldo Moreira, contou em sua palestra que um dos principais focos da A.I. atualmente volta-se ao mercado financeiro. Tanto que o blockchain está ganhando muitos espaços no mercado.
“Não dá para fugir das mudanças. Elas irão continuar com computadores cada vez mais rápidos e tecnologias voltadas à segurança dos dados, como os certificados digitais, o que força necessariamente o profissional da Contabilidade a se aprimorar e reinventar a cada dia. Esta é a realidade, não mais o futuro”, sentencia Moreira.
Portanto, não considere a Inteligência Artificial uma inimiga, mas sim como uma oportunidade de se redescobrir profissionalmente sem sair da Contabilidade.
Você pode gostar de: Um robô poderá substituir um Contador?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…