Aposentados e pensionistas devem ter atenção redobrada para não cair malha fina. Isso porque esses contribuintes precisam informar o novo número do CNPJ do INSS na hora de preencher a declaração. A alteração ocorreu devido à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
O número do CNPJ, agora, é 16.727.230.0001-97. Além dessa mudança, o nome da fonte pagadora passa a ser Unidade do Fundo do Regime Geral (FRGPS), responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários.
INSS e Receita afirmam que não é necessário se preocupar
No entanto, segundo informações do Portal da Previdência Social, a mudança do CNPJ não irá causar transtornos aos contribuintes. O CNPJ antigo ainda será considerado, pois o INSS e a Receita Federal estão alinhados para minimizarem os impactos desta mudança.
Atenção ao prazo – 30 de abril
O contribuinte que estiver obrigado a declarar o IR 2015 e não o fizer até o dia 30 de abril, está sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devida.
O termo inicial será o primeiro dia subsequente ao fixado para a entrega da declaração, e o termo final, o mês da entrega ou, no caso de não apresentação, do lançamento de ofício.
Fonte: O Dia, Portal da Previdência Social e Receita Federal do Brasil
Quem tem Certificado Digital pode utilizar a declaração pré-preenchida e minimizar as chances de cair na malha fina. Peça o seu com desconto especial de 26% no site www.certisign.com.br/ir até o dia 20 de abril.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!