Este ano, além da declaração da pré-preenchida, os contribuintes que tiverem Certificado Digital terão mais um benefício: preencher online a declaração, diretamente do site da Receita Federal do Brasil. Mas como adquirir o Certificado Digital?
É simples. Quem ainda não tem Certificado Digital, deve adquiri-lo de uma Autoridade Certificadora habilitada a emiti-lo no padrão ICP-Brasil. A Certisign, por exemplo, atende a esse requisito e está oferecendo o Certificado Digital eCPF*, validade de 3 anos, com 26% de desconto – de R$ 270, por R$ 200, além de disponibilizar mais de 1.400 Pontos de Atendimento.
E quais são as etapas de aquisição?
A solicitação deve ser feita no site da Autoridade Certificadora escolhida. O site para a aquisição do e-CPF Certisign com desconto é www.certisign.com.br/ir. Depois de solicitar, o titular deve realizar o pagamento e agendar a apresentação dos documentos (validação presencial).
1) Escolha uma Autoridade Certificadora – www.certisign.com.br
2) Solicite o Certificado Digital – para o IR, o ideal é o e-CPF –www.certisign.com.br/ir
3) Efetue o pagamento – o pagamento pode ser feito em até 3x no Cartão de Crédito
4) Agende a apresentação dos documentos – essa etapa pode ser feita em um dos 1.400 Pontos de Atendimento ou onde desejar – serviço sob contratação e sujeito a disponibilidade.
5) Emita o Certificado Digital e prepare o computador – a emissão pode ocorrer em dos mais de 1.400 Pontos de Atendimento da Certisign ou posteriormente na casa ou escritório do titular. O link para essa etapa é disponibilizado por e-mail, após a apresentação da documentação com sucesso. Para preparar o computador basta seguir o seguir o passo a passo www.certisign.com.br/instale
Vale a pena adquirir o Certificado Digital para o IR?
Sim. Quem optar por usar o Certificado Digital ainda tem outras vantagens, como verificar informações sobre as fontes pagadoras, antes de declarar seu IR; obter a declaração do ano anterior, antes de declarar o Imposto de Renda; regularizar no mesmo dia sua situação com a Receita Federal caso caia na malha fina; eliminar divergências das suas informações declaradas com as fontes pagadoras; acompanhar todo o processo de sua declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia); obter cópias das suas declarações; e retificar pagamentos e Imprimir comprovantes.
Além disso, o Certificado Digital pode ser utilizado em diversas aplicações, não só para a entrega do IRPF. “O Certificado Digital é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens. Entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico”, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.
*Promoção válida até o dia 20 de abril para o eCPF, armazenado no Cartão Inteligente.
Você sabia que clientes Certisign têm muito mais benefícios? Conheça o Clube de Vantagens Certisign, uma vitrine de benefícios exclusivos aos clientes de Certificados Digitais ICP-Brasil. Se você já é cliente, desfrute. E se não é, torne-se um e aproveite! www.certisign.com.br/vantagens.
Relacionadas
IR 2015: 5 dicas para você enfrentar, com sucesso, o Leão
IR 2015: quem pode ser considerado um dependente?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…