IRPF: como calcular seus honorários neste período tão movimentado

Com uma concorrência que cobra honorários contábeis a partir de R$ 48,00 por mês para atender uma empresa de forma online, o cenário para muitos Contadores se torna difícil. Com o período mais lucrativo do ano para parte destes profissionais se aproximando, é preciso saber valorizar o próprio trabalho sem afastar os clientes em potencial.

Como calcular honorários Contábeis?

Como nem Sindicatos nem Conselhos Regionais de Contabilidade podem disponibilizar tabelas de honorários que mostrem o quanto o Contador deve cobrar pelo seu serviço, você mesmo deve se preocupar em estabelecer o seu preço. Para isso, considere alguns tópicos:

  1. Você trabalha em uma empresa ou por conta própria?
  2. Se for empresário contábil, quais são seus gastos com funcionários, local de trabalho e equipamento?
  3. O trabalho será contínuo ou esporádico?
  4. Qual é o grau de dificuldade do job?

Tantas perguntas têm a função de impedir que você acabe pagando para trabalhar. Isso porque, dependendo do quanto você gasta para atender a uma demanda, o valor recebido não chega nem a cobrir as suas despesas.

Valor dos seus honorários

Focando no caso do Imposto de Renda da Pessoa Física, por ser um trabalho realizado uma vez por ano, o que deve ser considerado na hora de decidir o valor dos seus honorários contábeis é: a dificuldade da entrega. Se for algo simples, o valor deve ser menor. Mas se o seu cliente ganhou uma herança, comprou um novo imóvel e ainda teve rendimentos oriundos de outros países, é necessário cobrar mais, já que o trabalho também será maior.

Experiência conta e muito

Se um cliente antigo disser a você que encontrou alguém que cobra mais barato pelo mesmo serviço, o que sabemos que acontece frequentemente nos escritórios de Contabilidade lembre-o de que o seu trabalho e o seu comprometimento o pouparam de pagar mais impostos do que era devido ou mesmo de cair na malha fina em anos anteriores e que alguém que cobra tão abaixo do valor justo pode trazer mais problemas do que soluções.

Seja franco

Apresente ao seu cliente as penalidades às quais está sujeito, reforçando que a Receita Federal costuma aplicar multas pesadas em casos de informações incorretas.
Prazo

Prazo do IRPF 2018

O prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017, começa na próxima quinta-feira, 1º de março, e segue até o dia 30 de abril. A expectativa da Receita Federal é receber este ano, cerca de 28,8 milhões de declarações, 340 mil a mais do que no ano passado.

Informe de rendimentos

Se você atende a uma empresa, lembre-se que precisa entregar o Informe de Rendimentos dos funcionários e profissionais que lhes prestam serviços como autônomos até o dia 28 de fevereiro.

O prazo é o mesmo para instituições empresas de planos de saúde e odontológicos entregarem a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde – Dmed 2018 e para as empresas de previdência privada informarem aos clientes os saldos de contas correntes, cadernetas de poupança ou investimentos. Isso porque todas as informações serão cruzadas com as que serão repassadas na declaração do Imposto de Renda.

No caso dos empregadores

O extrato de rendimentos tem de informar o valor pago aos trabalhadores no exercício anterior (ano-base), incluindo férias, 13º salário e desconto de contribuição para o INSS, assim como o imposto retido na fonte e as deduções aplicadas.

Tudo deve constar no informe de rendimentos, inclusive a venda de parte das férias pelo empregado e os planos de saúde e odontológicos oferecidos pelas empresas. A mesma regra se aplica para o pagamento de pensão alimentícia com desconto nos vencimentos mensais.

Multa

Tenha cuidado, porque, se o informe de rendimentos não for entregue no prazo, tiver erros ou omitir informações, o emissor fica sujeito a pagar multa de R$ 41,43 por documento. A empresa que prestar informações falsas sobre rendimentos pagos, deduções ou imposto retido na fonte está sujeita a uma multa de 300% sobre o valor que foi indevidamente declarado. A mesma penalidade é aplicada ao contribuinte que se aproveitar da irregularidade.

Renda Extra

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses.

Você também pode gostar: Prorrogado o prazo de entrega da EFD para contribuintes desenquadrados do Simples em 2018

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022