Categorias: Sem categoria

IRPF na Era Digital: em 2011, declaração será feita só pela internet.

Começou na última terça-feira (1) a entrega da declaração do Imposto de Renda, ano-base 2010. Uma das mudanças principais deste ano é que as declarações devem ser entregues somente pela internet, em pendrive ou em disquete (nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal).

Os contribuintes que tinham o costume de entregá-la em papel devem ficar atentos às mudanças, porque os formulários foram extintos.

A declaração é obrigatória para quem recebeu, em 2010, rendimentos brutos tributáveis superiores a R$ 22.487,25 ou rendimentos não-tributáveis acima de R$ 40 mil. O prazo para entregar a declaração termina no dia 29 de abril, uma sexta-feira.

A Receita Federal informa que aperfeiçoou a sua página para esclarecer as dúvidas dos contribuintes. Além do download do programa (Receitanet 2011), os recursos da página incluem campos para o recebimento de eventual restituição, processamento da declaração e regularização de pendências.

No programa de preenchimento da declaração as novidades são a disponibilização de um pequeno glossário com o significado de termos técnicos e de um sistema de busca mais eficiente no “Perguntão” – que é a lista de perguntas e respostas sobre o preenchimento da declaração. Também foi criada uma segunda página no recibo de entrega da DIRPF 2011, para que o número do recibo fique em página diferente do resumo da declaração, já que as informações são usadas com finalidades diferentes.

Outra novidade é que o cálculo do imposto a pagar conforme o contribuinte opte pela declaração completa ou a simplificada fica disponível conforme o preenchimento vai sendo efetuado, ao invés de somente após sua finalização.

Prazos

A declaração pela internet pode ser feita até as 23h59min59s (horário de Brasília), do dia 29 de abril. Um segundo depois, à 0h, será considerado atraso. Nesse caso, o contribuinte terá de pagar multa.

Para entrega em disquete, o contribuinte deve ir às agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. Isso varia conforme a cidade.

Após o dia 29 de abril, é possível entregar a declaração pela internet ou por disquete nas unidades da Receita Federal. A diferença é que o contribuinte pagará a multa.

Fonte – A Crítica

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022