Com iniciativa do diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos Machado, o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) encaminhará proposta para a adoção de um novo modelo de teclado para computadores. Esse documento seguirá para o Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados (CB21) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Segundo Machado, o novo modelo proposto prevê a inclusão de leitores de cartões inteligentes (smart cards) e biométricos (fingerprint), para uso de certificados digitais da ICP-Brasil, bem como para o novo Registro de Identidade Civil (RIC), além de possibilitar a revisão dos conjuntos de caracteres dispostos atualmente. “Essa proposta visa apresentar uma alternativa de economia de escala para o uso das mais diversas aplicações existentes no mercado que exigem a certificação digital padrão ICP-Brasil, como a NF-e, o Conectividade Social ICP, os Sistemas da Receita Federal e do Poder Judiciário, por exemplo”, afirma Machado.
Para ele, o objetivo da mudança é oferecer uma plataforma multifuncional que garantirá a identificação segura, o acesso a serviços e até mesmo a realização de compras em meio eletrônico para os cidadãos e empresas brasileiras. A iniciativa já faz parte das ações previstas no programa de massificação da certificação digital da ICP-Brasil incluídas no Plano Plurianual (PPA).
Fonte: ITI
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!