Entenda melhor como funciona os processos de abertura de empresas em juntas comerciais digitais com o uso do Certificado Digital.
Ir até a Junta Comercial pode ser uma tarefa difícil devido às burocracias e espera no atendimento, mas a boa notícia é que o Certificado Digital está avançando para desburocratizar os processos de abertura de empresas. Muitos empreendedores não sabem, mas empresas brasileiras podem ser abertas 100% em ambiente digital.
Junta Comercial Digital
Desde quando existe essa digitalização?
Essa digitalização vem ocorrendo gradativamente no país desde 2012, quando a JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo) passou a exigir o uso do certificado para abertura de empresas. Em 2014, a JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais) foi a primeira a registrar um Contrato Social no Brasil totalmente digital, desde a produção do documento até a sua instrumentalização e em 2019 entra para a lista a JUCEPAR (Junta Comercial do Paraná) oferecendo o serviço de abertura, alteração e encerramento de empresas. E nesse período outros estados já se preparam para a transição, como:
- JUCEPI (Piauí)
- JUCISRS (Rio Grande do Sul)
- JUCEMS (Mato Grosso do Sul)
- JUCEMG (Minas Gerais)
- JUCEB (Bahia)
- JUCEC (Ceará)
- JUCEP (Paraíba)
- JUCEG (Goiás)
- JUCEMAT (Mato Grosso)
- JUCESC (Santa Catarina)
Como este processo é feito?
O procedimento é realizado por meio do Certificado Digital, documento de identificação que garante a autenticidade e integridade das transações realizadas no meio eletrônico. Atualmente, as juntas comerciais usam a tecnologia para agilizar a formalização dos negócios e reduzir custos, simplificando os registros empresariais.
Com a utilização do Certificado Digital para assinar documentos, diversas etapas burocráticas são eliminadas, como reconhecimento de firma e chancelas das Juntas Comerciais. A cada uso é gerada uma assinatura eletrônica com valor jurídico equivalente a assinatura manuscrita, o que garante a segurança dos procedimentos.
O uso da certificação digital moderniza entidades, facilita processos e aumenta a produtividade. Mesmo assim, ainda não é realidade em todo o território nacional. Ao abrir o seu negócio, não se esqueça de consultar a Junta Comercial do seu Estado e verificar se o serviço está disponível.
Qual Certificado Digital usar?
Para abertura da empresa os Certificados Digitais podem ser comprados nos modelo e-CPF A1 ou e-CPF-A3 de todos os sócios permanentes, ingressantes e/ou retirantes do quadro societário das empresas.
Quais os benefícios para as empresas?
Assinar digitalmente significa a eliminação de custos relacionados à compra, manuseio, impressão e armazenamento de documentos. Significa também que não é necessário deslocamentos para assinaturas presenciais, autenticações adicionais e também para o envio de documentos à outra parte interessada. Você resolve tudo com apenas alguns cliques. De onde quiser, a qualquer hora, de forma sustentável. E com validade jurídica.
Outro ponto a ser pensando é o benefício ao meio ambiente. Um exemplo é que desde foi implementado o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, em 2006, que exige o uso do Certificado Digital para a emissão do documento a fim de garantir segurança e transparência na troca de informações, mais de 76 bilhões de notas de papel deixaram de ser impressas. Isto significa que 160 bilhões de litros de água foram economizadas e 7,6 milhões de árvores foram salvas, uma vez que nota fiscal física tinham quatro vias.
Os benefícios são muitos e o Certificado Digital é um facilitador da rotina de pessoas físicas e jurídicas. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital e-CPF clique aqui, e aproveite a todos os benefícios do Certificado Digital Certisign.
Você também pode gostar: Como abrir um negócio pela internet utilizando o Certificado Digital
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!