Mais de 650 mil empresas do Simples Nacional devem usar Certificado Digital

A partir de 1º de janeiro, todas as empresas com mais de 3 funcionários, enquadradas no Simples Nacional, devem usar o Certificado Digital para entrega da GFIP e do eSocial.

Desde o final de 2015, as empresas que se enquadram no Simples Nacional estão se adequando às novas regras para a entrega da GFIP e do eSocial, que deve ser feita por meio do Certificado Digital. Até o momento, as companhias com mais 10, 8 e 5 funcionários já se adequaram, e a partir de 1 janeiro de 2017 será a vez das empresas com mais de 3 funcionários. De acordo com um levantamento do Comitê Gestor do Simples Nacional, mais de 657 mil empresas em todo o País serão impactadas pela mudança que acontecerá em menos de um mês.

“É preciso deixar claro que o Certificado Digital tem muito mais utilidades do que apenas a entrega destas obrigações”, é o que explica Leonardo Gonçalves, diretor de Canais e Varejo da Certisign. De acordo com o executivo, com um Certificado Digital válido é possível, por exemplo, assinar documentos com validade jurídica, sem caneta e papel.

De acordo com o diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Antonio Sérgio Cangiano, o Certificado facilitará e proporcionará às micro e pequenas empresas a realização de inúmeros serviços em ambiente digital, com redução de custos com deslocamentos, mensageiros e espaço físico para a guarda de documentos.

Por que o Certificado Digital é exigido no Simples Nacional?

O Certificado Digital é um documento de identificação de empresas e de pessoas físicas no meio eletrônico, por isso é exigido cada vez mais na comunicação com os órgãos com o governo e está sendo adotado por empresas de todos os portes para a migração de processos físicos ao eletrônico. Ele garante a autenticidade das informações e segurança nos processos.

Atualmente, segundo a ANCD, o Brasil possui mais de 7 milhões de Certificados Digitais ativos.

Corrida contra o tempo

A entrega do Simples Nacional com Certificado Digital já começou a valer e, por isso, o empregador precisa correr. Na hora de escolher a Autoridade Certificadora, é preciso levar em consideração os preços e a capilaridade, pois o processo de aquisição inclui a solicitação via internet e a posterior apresentação da documentação em um local de atendimento.

A Certisign, por exemplo, oferece o Certificado e-CNPJ feito exclusivamente para empresas de micro e pequeno porte – ME/EPP, de 18 meses, a R$219 e, ainda, garante o mesmo preço na renovação e o dobro da validade. Ou seja: o cliente paga para renovar um Certificado de 18 meses, mas leva um de 36. Além disso, a Certisign possui mais de 1.800 Pontos de Atendimento em todo Brasil. Aproveite aqui.

Vale lembrar que o Certificado pode ser usado em outras aplicações, como emissão de Nota Fiscal Eletrônica, assinatura digital de documentos e acesso ao internet banking. Ou seja: é um investimento.

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign: descontos que já valem o investimento.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022