Conheça as emocionantes histórias de três filhos Contadores que decidiram seguir os passos dos seus pais grandes personalidades no mundo da Contabilidade
Antes mesmo de adquirimos consciência sobre o certo e errado, nossos pais são nossos espelhos, referências de como devemos nos conduzir ao longo da vida, desde os primeiros anos até a fase adulta.
Quando o pai é Contador então, essa emoção se multiplica. Só os filhos de Contadores experimentaram a vivência de brincar no escritório, desenhar nos papéis da impressora (ou máquina de escrever, para os que pegaram esse tempo) e ver seu pai concentrado, estudando documentos ou fazendo cálculos.
Por isso, nesta data tão especial, Dia dos Pais, o Clube do Contador Certisign recuperou a memória de três filhos de Contadores ilustres que seguiram os passos dos seus heróis e hoje também são expressivos na profissão.
Carla Alvares Chiomento é Contadora, empresária contábil, filha do empresário Domingos Orestes Chiomento, que fundou a DOC Contabilidade há 53 anos e fez desta uma das maiores empresas do ramo no País. Além de sua dedicação às obras assistências, Chiomento tem dado sua contribuição a várias entidades da Classe Contábil, inclusive como presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, na gestão 2010-2011 e hoje é o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC.
Das muitas histórias de sua infância, Carla relembra em especial das noites em que ficava esperando seu pai chegar da faculdade de Ciências Contábeis, sua segunda graduação, pois já era economista, para mostrar a ele que também estudava. “Eu pensava comigo, ele é grande e estuda e eu sou pequena, mas também estudo então quer provar isso para ele, e assim colocava os meus cadernos da entrada da casa para ele ver que eu estava ali, esperando por ele e estudando.”
Carla conta que um dos exemplos foi adquirir bons modos, e usar sempre palavras cordiais, como: por favor, com licença, obrigada. Aprendeu com ele também a ter ética, falar a verdade, assumir seus erros e ser justa. Assimilou a importância do estudo, do exercício da fé aliada às ações, e que só através de muito trabalho é possível obter bons resultados.
“Meu pai é inspiração e transpiração. Com vários exemplos, ele me impulsiona nesta jornada do mundo contábil, que está cada vez mais globalizado, e transpira através do trabalho com contínuo afinco. Ele sempre me disse que ‘o trabalho vem primeiro, depois o sucesso e o reconhecimento. Não existe outra maneira’”, relata a Contadora.
Emocionada às lágrimas ele deixa a seu pai, Domingos Chiomento, a seguinte mensagem: “Quero te desejar vida longa para que eu possa usufruir de sua companhia e sabedoria por muitos anos”.
Ana Maria Galloro – empresária contábil do ramo de Auditoria na Galloro & Associados. Empresa fundada há mais de 60 anos, é filha de Victor Domingos Galloro, profissional que teve intensa participação das entidades da Classe Contábil, sendo um dos presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, na gestão 2000-2001, no Sindicato dos Contabilistas – Sindcont-SP, na gestão 2011-2013, e continua atuante nas Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo.
Quando era criança, Ana relembra que ia ao escritório do meu pai, juntamente com o seu irmão, e brincavam nas caixas de copiar livros com gelatina, algo que hoje não existe mais nas empresas de Contabilidade. “Meu pai ficava doidinho porque sempre nos encontrava sujos de gelatina e tinta”. Este início talvez tenha contribuído para ela se decidir pela escolha profissional do seu pai.
Hoje, trabalhando com ele na empresa na qual brincava, Ana percebe o quão importante foram estes momentos de pai e filha para a formação da profissional e da mulher que ela se tornou.
“Meu pai é meu mentor, inspiração e modelo a ser seguido. Ele me introduziu nas entidades de classe, (hoje ela é diretora da Ascon), ensinando-me que não basta trabalhar em nossas empresas, para um fim particular, precisamos também trabalhar em prol de uma classe, de um bem comum. Ele é um modelo de executivo muito bem sucedido, respeitado por todos e extremamente competente. É batalhador e não foge de desafios. Com ele, aprendi a ter serenidade e prudência, além de sempre ouvir as pessoas, ponderando todos os aspectos. Ele também me ensinou que devemos trabalhar com muito afinco e não fugir de desafios, bem como estudar sempre, para uma evolução contínua”, conta, orgulhosa, a profissional contábil.
Para Victor Domingos Galloro, Ana Maria deixa a seguinte mensagem: “Agradeço a meu pai e à minha mãe pela profissional que sou hoje, sem eles com certeza não teria a mesma trajetória. Tenho certeza que todos os pais da Contabilidade foram exemplos e inspiração para seus filhos. Parabéns a todos pela jornada de vida como profissionais e como pais”.
O Contador Marcelo Monello levou tão a sério a decisão de seguir os passos de seu pai, Sérgio Roberto Monello, que se tornou empresário contábil especializado no Terceiro Setor, no Escritório Monello Contadores, existentes há mais de 50 anos com foco na administração das entidades assistenciais.
Orgulhoso, Marcelo conta que seu pai é um grande empreendedor, além de professor e de ter participado de várias entidades da classe contábil. Pelo reconhecimento de seu trabalho tornou-se, acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade – APC, ocupando a Cadeira de nº 29, que tem como patrono o Contador Licurgo do Amaral Campos, mas também é uma pessoa fascinante, carismática e inspiradora.
“A minha primeira formação foi em Engenharia e, durante o curso, deparei com a Contabilidade como uma possibilidade de atuação profissional. Um dia, meu pai me pediu para ajudar a organizar as finanças do seu escritório e aí que ingressei de fato no que hoje é minha atividade principal. Inclusive para trabalhar no desenvolvimento da sociedade, como meu pai me ensinou”, relata Monello.
Na sua infância, recorda Marcelo que seu pai se desdobrava para dar atenção aos quatro irmãos e ainda trabalhar no seu próprio negócio. “Ele sempre fez as suas refeições conosco e acompanhou nossas atividades de perto. Agora, inclusive, está acompanhando tanto filhos quanto os netos”.
Por falar em netos, o filho do Marcelo, Marcello Bom Monello, viu no exemplo do pai e do avô o caminho que queria seguir e hoje está cursando sua graduação em Ciências Contábeis também.
Nesta terceira geração de Contadores o que não falta é a união, esforço para atingir os objetivos e, em especial, o desejo de servir, lições que aprenderem e guardaram do patriarca.
Por isso esta manifestação de carinho e amor: “Eu sinto uma grande admiração pelo meu pai, ele é a melhor pessoa que eu posso ter do meu lado”, diz Marcello Bom Monello ao seu pai.
“Às vezes estamos tão cheios de atributos que nos esquecemos da importância de homenagear aqueles que amamos. Meu pai, que sempre fez questão de estar presente, é meu exemplo, porque com ele aprendi que a presença, demonstrada através de um ‘bom dia’, um ‘boa tarde’ e um ‘boa noite’, bem como um ‘eu te amo’, algo que eu sempre faço questão de dizer, são essenciais para uma boa relação. Até hoje, meu pai é o modelo que inspira a minha própria paternidade”, confessou Marcelo Monello.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…