Mais do que uma profissão, a Contabilidade é algo apaixonante. Mas, como todos os amores, nem sempre é fácil de vivenciá-la. A carreira é repleta de desafios, que podem desanimar aqueles que não estão dispostos a pagar algum preço para trabalhar com o que lhe exige algo novo a cada dia, ou motivar aqueles que enxergam o crescimento que essa vivência pode proporcionar.
Como você, amigo Contador, a essa altura já sabe, a era dos “darfistas” acabou. O que significa que o mercado exige muito mais de profissionais da sua área de atuação do que ser a ponte entre os órgãos arrecadadores e as empresas, como ocorreu ao longo do último século. É preciso pensar em gestão, em como os seus conhecimentos podem fazer com que o seu cliente cresça de maneira sólida e competente.
A grande questão é: como conseguir tempo para parar e pensar nas diferentes informações que podem ajudar o empresário a gerir uma empresa, tendo que administrar as diversas obrigações acessórias que atolam as memórias dos computadores? É Dirf daqui, eSocial dali, balanço acolá… Ser um diferencial dá trabalho.
Uma boa organização do tempo pode ser uma ferramenta poderosa, permitindo que você se concentre em uma coisa de cada vez. Delegar as funções a quem elas realmente cabem também é essencial. “Daí ao Contador o que é do Contador, ao RH o que é do RH e ao gestor o que é do gestor” é uma máxima que pode fazer a diferença no resultado das suas atividades.
Parte operacional dos tributos não pode ser deixada de lado. Qualquer atraso, informação incorreta ou omissão de informação pode gerar multas, muitas vezes altas, altíssimas até. É, portanto, necessário ser preciso e eficaz para desenvolver um bom trabalho, o que nos traz mais um ponto de reflexão: a obrigação de estar constantemente atualizado.
Entra mês, sai mês, e, praticamente, todos os dias algo muda na Contabilidade. Seja um novo componente do Sistema Único de Escrituração Digital – Sped, uma nova obrigação acessória, ou a alteração em uma das normas que já fazem parte da rotina. A questão é que manter-se atualizado diante de tantas novidades fica difícil, memorizar o que mudou também.
Isso exige tempo, dedicação e, muitas vezes, o retorno às salas de aula, para agregar e atualizar conhecimentos por meio de cursos, palestras ou até especializações.
Um desafio: aprender a lidar com as novas tecnologias. O meio papel agora é secundário, o que intensifica a sua relação com o computador, tornando-a cada vez mais próxima. Eis a parte boa: essa ferramenta te ajuda a otimizar o seu tempo, a se organizar e até mesmo te permite validar documentos à distância, com o uso do Certificado Digital, uma das principais ferramentas da rotina do Contador .
Bom, se você ainda está lendo esse texto, é porque sabe que tantos desafios não são razões para desanimar, mas são motivações. Sim, motivações, porque se você é capaz de superar tantas adversidades, certamente ganha espaço no mercado de trabalho. Passa a ser disputado por grandes empresas, pelo seu enorme potencial. Isso se reflete na sua perspectiva de carreira e até mesmo no ganho de salário – o que não faz mal a ninguém, não é verdade? O caminho é claro – invista em você, no seu crescimento, e leve esse conhecimento para beneficiar os seus clientes, que o sucesso chegará.
Você também pode gostar de: Seja um Contador Masterchef!
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…