Imagem: Certisign
Você emprestaria a senha do seu cartão de crédito para alguém? Muitas pessoas responderiam imediatamente que não, pois sabemos que os riscos de fraude, roubo e crimes de falsa identidade são gigantescos. Quando uma pessoa sabe a sua senha bancaria ela pode ter acesso a sua conta, sacar em seu nome, fazer transferências de quantias absurdas, enfim, você pode ser lesado, perder todo seu dinheiro e até ganhar dívidas que não te pertence. E a senha do seu Certificado Digital?
Mais uma vez a resposta automática é não. Pois a pessoa terá acesso aos seus dados pessoais, poderá se passar por você em e-mails e postagens comprometedores ou de conteúdos impróprios, enfim, você mais uma vez sairá muito prejudicado.
A primeira coisa que todo mundo faz ao comprar um novo celular é definir uma senha de segurança, escolhendo entre as opções de deslizar, criação de desenho, desbloqueio facial e até mesmo uma senha de números. Se você já passou pela experiência de alguém pegar o seu celular sem você saber para bisbilhotar suas coisas como fotos ou mensagens, entende o quanto a situação é chata.
Por sabermos de todos esses riscos devemos nos proteger, ou seja, não emprestar nossa senha para ninguém.
A linha de pensamento é basicamente a mesma, o seu Certificado Digital tem validade jurídica, então, tudo o que for validado por ele tem valor legal no mundo físico. Desta forma, todos os contratos, acertes, e documentos passam a ter valor jurídico.
Então, com o empréstimo, seu Certificado Digital pode chegar até pessoas mal-intencionadas que farão mau uso dele, como: usar a assinatura para selar uma um acerte ilegal, contrato cheio de falcatruas, compra ou venda imóveis e com isso você, por exemplo, pode responder por uma fraude ou por um processo que não tem nada a ver com você ou com sua empresa. Como popularmente chamam, você e/ou seu empreendimento poderão ser feitos de laranja.
Leia também: Como o Certificado Digital pode ajudar no trabalho à distância
Para que você não tenha grandes problemas com a justiça, ou até pequenas dores de cabeça, escolha bem as pessoas de confiança e opte em fazer uma procuração eletrônica e limite o que as pessoas possam fazer em seu nome. Fique atento! Assim como a sua senha bancária, a senha do seu e-mail ou rede sociais e, até mesmo, da sua própria digital, o seu Certificado Digital é de uso pessoal e intransferível!
Não importa se é pessoa física ou jurídica, seja sempre você mesmo! Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…